Lucas Machado tem apenas 24 anos, mas uma trajetória profissional de gente grande. Com 15 anos, o então adolescente saiu de Jundiaí (SP) e foi para Campinas trabalhar com informática, mas quatro anos depois retornou a cidade natal e foi ajudar o avô com a lanchonete que o patriarca da família tinha na rodoviária municipal. “Não me via em uma empresa por anos e anos, queria liberdade para criar e implantar minhas ideias. A administração da lanchonete foi o pontapé inicial para eu me descobrir como empreendedor”, conta Lucas.
Com uma família em que o empreendedorismo corre nas veias, já que além do avô comerciante, Lucas tem um tio fabricante de sorvete, o pai comerciante na área de veículos e caminhões e a mãe tocou por anos uma loja de autopeças, o jovem motivou-se a, por três anos, entre 2009 e 2012, a gerir o negócio do avô. Nesta época Lucas quis conhecer o mundo e após uma viagem pela Europa, mais precisamente pela Bélgica, ao provar a batata frita servida em cones, ficou impressionado com o sucesso que até então a coadjuvante do fast food fazia nas ruas por onde passava. “Eu já queria percorrer outros caminhos, ter um negócio próprio, já que a rodoviária era sempre a mesma quantidade de público todos os dias e não tinha como inovar muito”, relembra Machado.
Assim, de volta ao Brasil, Lucas começou a juntar dinheiro e seis meses após ter contato com a batata frita em cone na Bélgica, abriu a primeira loja da Belga Mix, com investimento de R$ 70 mil, na cidade de Jundiaí. “Eu já tinha a experiência em gerir, encontrei uma forma diferente de comercializar um produto que é unanimidade entre o público. Como tinha o dinheiro pra investir, era um bom cenário para começar meu próprio negócio”, avalia Machado.
Hoje a Belga Mix, que não iniciou suas operações no formato de franchising, mas devido à receptividade positiva migrou naturalmente para o sistema de franquias, conta com 16 unidades entre os estados de São Paulo e Bahia. “Ainda toco a lanchonete do meu avô, mas estou totalmente focado na expansão da Belga Mix. Hoje temos oito lojas em funcionamento, oito em fase de implantação e até o final do ano a previsão é termos 36 lojas em funcionamento”, revela entusiasmado o jovem empreendedor.
Belga Mix – rede de franquias que comercializa batatas fritas vendidas em cones a preços acessíveis, R$ 5 e R$ 7, sob o conceito belga em que o corte mais grosso preserva a maciez e sabor original do fast food mais pedido e que tem como opção de acompanhamento nove opções de molhos tradicionais e mais três especiais.