A ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, uma das principais redes de franquias de clínicas odontológicas da América Latina, há 19 anos no mercado, comemora a abertura de sua 62ª unidade franqueada, a 3ª na região Nordeste e a 1ª na Paraíba. A nova clínica da marca estreia na capital, João Pessoa, sob o comando do franqueado Dr. Charles PerottiBoufet. A inauguração acontece no dia 11 de Maio.
A clínica inicia suas atividades sob o formato Plus, com 03 consultórios. Multidisciplinar, a unidade tem capacidade para atender desde crianças até idosos em todas as áreas da odontologia. Além disso, oferece tratamentos de ponta sempre com preço justo, desde a laserterapia até a implantodontia, passando pela dentística estética, apneia do sono, etc.
De acordo com o Dr. Faisal Ismail, presidente da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, essa é a primeira unidade no estado da Paraíba, mas a marca já está presente em outros estados do Nordeste, região considerada com forte potencial para a sedimentação da marca e faz parte dos planos de expansão da rede. “A nossa rede nasceu em 1998 já estruturada para crescer no modelo de franquias. Fomos muito cuidadosos desde a concepção da ideia de negócio até à formatação e início da comercialização das unidades franqueadas. A ideia é continuar a expansão da marca por todo o país e também pelos países vizinhos, ganhar capilaridade e fortalecer nossa atuação, preservando sempre o cuidado com as pessoas”, comenta Ismail.
Além da nova unidade na cidade de João Pessoa, o plano de crescimento da marca prevê a abertura de mais 16 clínicas, sendo 12 no Brasil e 4 em países da América Latina, com prioridade para o Paraguai, onde já existem unidades. Com isso, a ORTOPLAN chegará a 78 unidades em operação até o final deste ano, o que representa um crescimento de 30%.
O investimento para a abertura das unidades previstas para 2017 deve chegar a R$ 6,5 milhões e gerar pelo menos 140 empregos diretos. Para isso, Ismail e seu sócio, Dr. Alessandro Schwertner, fizeram uma minuciosa avaliação das cidades brasileiras, e também dos países vizinhos, e têm um mapeamento muito claro sobre até onde querem levar a marca. Na região Nordeste, especificamente, os planos são para Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte.
Suporte ao franqueado
Em 2017, a ORTOPLAN conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising 2017 (SEF), concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), na categoria Sênior. A chancela reconhece a qualidade e excelência das empresas franqueadoras em relação à sua atuação junto aos seus franqueados e visa estimular a melhoria contínua dos processos, atendimento, equipe e o conceito da marca no âmbito do mundo das franquias. “Ficamos contentes com esse reconhecimento, especialmente por conta da elevação dos critérios para sua concessão. Ter o Selo significa que mais de 75% dos nossos franqueados aprovam o modelo de trabalho da rede”, ressalta Ismail.
A satisfação da rede tem relação com uma série de fatores. Sem dúvida, um deles está diretamente ligado a um importante trabalho que a franqueadora desenvolve junto aos franqueados e suas equipes. Os profissionais que compõem as unidades recebem, periodicamente, orientações e treinamentos em todos os níveis e sobre todos os temas de relevância para conquistar operações realmente saudáveis, como captação de novos pacientes, atendimento de qualidade da recepção ao consultório, organização, análise de concorrência, gestão, processos, treinamentos, etc. O executivo conta que é de grande importância potencializar o que existe de bom nos colaboradores e auxiliá-los a desenvolver novas aptidões. Além disso, outra ação que vem trazendo bons resultados é a realização de planejamentos a cada três meses, colocando para cada clínica uma avaliação de desempenho e metas. Para isso, a rede é dividida em três equipes: iniciantes, intermediários e avançados – a divisão é feita com base no faturamento de cada unidade para estimular que cresçam. A iniciativa vem rendendo bons frutos e deve fazer de 2017 um ano ainda mais forte para as unidades da marca.