Sócia-fundadora do Spa das Sobrancelhas e mestre em visagismo facial, Jane Muniz, palestrou do V Simpósio de Estética e Cosmética da Unisuam, evento que contou com a participação de mais de 200 alunos da instituição e aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro.
Jane falou sobre sua carreira e sua trajetória profissional. Ela explicou como superou cada obstáculo na criação do Spa das Sobrancelhas, rede de embelezamento do olhar com mais de 400 franquias vendidas em todo o país. Quem assistiu a palestra ficou encantado.
A empresária inspirou os estudantes do ramo de estética à nunca desistir dos seus sonhos e à batalhar por eles, encarando sempre um problema como um desafio a ser superado.
A empresária já morou em comunidade e superou a falência do primeiro negócio
Jane Muniz perdeu a mãe muito cedo, e como o pai não tinha boas condições financeiras, teve que começar a trabalhar bem jovem:
– Minha mãe morreu quando eu tinha 8 anos e meu pai criou sozinho eu, minha irmã e dois irmãos. A gente morava em uma comunidade em Madureira, na Zona norte do Rio de Janeiro, com uma vida pobre e simples. E em volta da gente, mais pobreza e violência. Tanto que meu irmão mais velho se perdeu no tráfico. Foi terrível, mas me ensinou a importância das escolhas que eu faço na vida. Eu não queria ter o mesmo fim que ele. Por isso, desde nova, eu me virava para conseguir ter o meu dinheiro de jeito honesto. Aos 9 anos, carregava água para os vizinhos por uns trocados; aos 10, lavava louça e roupa. Com 13, consegui meu primeiro emprego vendendo bijuteria. Depois, não parei mais – conta a mestre em visagismo facial.
Jane passou por diversos empregos: atendente, secretária e vendedora de diversas lojas. O primeiro contato com o mundo da beleza foi em uma perfumaria. Só ali que ela passou a entender melhor como funcionava o uso dos cosméticos. Antes, ela lavava os seus cabelos com sabão de coco e mal sabia o que era um condicionador.
Posteriormente, Jane abriu seu primeiro salão. O novo negócio fez muito sucesso, mas os planos de expansão acabaram causando a falência.
– O negócio era um sucesso. Fomos conquistando cada vez mais e mais clientes. Isso tudo, em questão de meses. Então, recebemos uma proposta para comprar mais um salão, expandir. Estava prontinho, era só abrir. Decidimos tentar e foi nosso maior erro. Dividindo nossa energia entre as duas unidades, não conseguimos cuidar tão bem dos dois e a clientela foi começando a cair, mas os custos agora eram o dobro. Resultado: quebramos.
Mas Jane não se deu por vencida: – Liguei para todo mundo e avisei que ia começar de novo e que pagaria como pudesse. A grande lição que tirei disso é que a sinceridade ajuda nessas ocasiões. Sem telefone, ela pegou alguns panfletos e ficou na porta convidando as pessoas a entrar. A estratégia funcionou, e em poucos meses ela já tinha conquistado uma clientela fiel.
Como o estabelecimento já dava um atendimento especial às clientes que queriam tratar as sobrancelhas, a empresária e o marido perceberam que a grande busca pelo serviço, que tem baixo custo, poderia trazer frutos.
A partir daí ela teve a ideia de criar um estabelecimento dedicado a valorizar o olhar. E assim, vendeu seu salão e criou o Spa das Sobrancelhas. Em vez de uma loja, ela e o marido se mudaram para duas salas comerciais. Depois de um ano, surgiu a primeira filial. Em seis anos, o negócio cresceu tanto que está em quase todos os estados do Brasil e faturou em 2016, mais de R$ 90 milhões.