IP School – Inglês Particular cresce com microfranquias

Neste ano, a expectativa de faturamento da rede é de R$ 3 milhões

O ano que se encerrou foi promissor para a IP School – Inglês Particular. A rede de franquias, que tem escolas físicas e microfranquias homebased, conseguiu se destacar entre as franqueadoras de escolas de idiomas por oferecer metodologia diferenciada, baseada na programação neurolinguística e em aulas particulares, personalizadas conforme as necessidades e os interesses de seus alunos.

De seis unidades em 2020, a rede se ampliou para 15, em 2021. São três escolas físicas e 11 microfranquias no estado de São Paulo e uma microfranquia em Minas Gerais (Belo Horizonte). O faturamento da rede foi de R$ 2 milhões em 2021. “Quando traçamos as metas da marca, no ano passado, eu já falei sobre essa vontade de fechar 2021 com 15 unidades. Por mais que estivéssemos em um ano de pandemia, eu tenho consciência do trabalho que realizamos, de nossa excelente equipe e ótimo produto. A partir disso, nós nunca pensamos que não conseguiríamos, apenas traçamos a meta e trabalhamos para concretizá-la”, afirma Rauel Araruna, franqueador da IP School.

E não foi apenas em números que a marca cresceu. A IP School abriu sua primeira unidade em Minas Gerais, em Belo Horizonte. Estar presente em todo o Sudeste do Brasil, inclusive, é o desejo inicial da franqueadora, que projetou ter 30 escolas na região antes de alcançar outros estados brasileiros. “Esperamos que esse número seja alcançado em 2022, porque nossa meta é dobrar o número de unidades franqueadas, inaugurando mais 15 franquias”, aposta Araruna.

E dobrar o número de unidades traz boas expectativas para o faturamento de 2022, que deve aumentar 50% em relação ao de 2021, encerrado em R$ 2 milhões. “Chegar a um faturamento de R$ 3 milhões é real e possível. Estamos otimistas”, pondera o franqueador.

Ensino presencial e à distância

Fábio Ferreira, sócio de Araruna na franqueadora, conta que o modelo da IP School favoreceu a marca durante a pandemia. “Enquanto as outras escolas precisaram se adaptar às aulas on-line, nós já tínhamos esse serviço, trabalhávamos com a tecnologia, usávamos todos os recursos a nosso favor e isso deu muito certo. Sem contar que a microfranquia, que é voltada para as aulas on-line, facilita muito para os franqueados e diminui os custos. Isso, claro, nos ajuda a crescer”, afirma.

Numa IP School, investem-se R$ 30,5 mil (microfranquia) ou R$ 149 mil (loja física). O franqueado recebe todo o treinamento e suporte para operar nos padrões e com a metodologia da franqueadora.