Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias registrou um crescimento de 5,1% na receita em relação ao mesmo período de 2017, movimentando assim mais de R$38 bilhões de reais.
Considerado destaque entre os seguimentos, o setor de Alimentação registrou crescimento de 6,6%. De acordo com o estudo, esse crescimento constante da receita gerada acontece principalmente pelo aumento de consumo de refeições fora do lar, pois hoje o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda nessa modalidade.
Além disso, a eficiência das marcas também auxiliou para que o setor gerasse um bom resultado, como por exemplo, investimentos em inovação, seja ela no processo de operação ou em ações de comunicação. Outro fator interessante foi o crescimento de modelos de operação diferenciados como delivery, por exemplo. Enquanto as lojas tradicionais caíram de 90% para 88% a participação das modalidades como Delivery, Home Based e Venda Direta subiram de 3% para 5%.
Com esses dados, fica comprovado que para quem deseja ter seu próprio negócio, mas tem medo de arriscar, investir em uma franquia delivery no setor de alimentação pode ser a opção mais correta e segura.
Dhionatan Paulino, sócio da Mineiro Delivery, acredita que o setor de Delivery vem ganhando espaço por que permite que o brasileiro empreenda com um valor justo. “Acredito que o segmento de delivery é vantajoso pois ele exige um espaço menor e o franqueado não precisa necessariamente ter um ponto estratégico – que muitas vezes acaba tendo um custo mais elevado. Normalmente, esse tipo de negócio costuma trazer maior praticidade para o empresário que, consequentemente, melhora sua gestão.”, comenta.
No mercado desde 2012, a Mineiro Delivery foi criada com o objetivo de inovar o mercado de alimentação. Por ser pioneira em servir comida brasileira caseira em box e apostarem no delivery, Paulino afirma que sempre soube que esse processo daria certo. “No início foi um desafio principalmente em São José do Rio Preto”, já que os interioranos tinham como costume pedir apenas lanches ou pizza, “mas a Mineiro Delivery veio para mostrar que a comida do dia-a-dia também poderia ser entregue em casa. Já em 2012, nós sabíamos que daria certo, as pessoas estão sempre em busca de praticidade e qualidade.”, finaliza.