Investir em multifranquias aumenta o faturamento e a experiência de mercado

As irmãs e sócias Izabel Soares Batista e Bruna Soares Batista abriram a terceira unidade da Via Certa Educação Profissional em Minas Gerais.

Ser multifranqueado é administrar duas ou mais unidades de uma franquia, podendo ser da mesma marca ou não, desde que não sejam concorrentes diretos ou indiretos. O modelo vem crescendo em todo o país, pois apresenta maiores chances de sucesso.

Muitos franqueados decidem investir nesse modelo e abrir novas unidades por conta do suporte oferecido pela franqueadora. Um estudo da Communit mostra em dados concretos a força desse setor: a pesquisa apontou que 46% dos 58,1 mil franqueados do Brasil, são multifranqueados, sendo que 26% administram múltiplas unidades da mesma marca e 20% operam lojas de marcas diferentes. Isso mostra a força desse setor, que tem sido cada vez mais procurado por benefícios como diversificação de investimento e acesso a diferentes mercados e públicos.

Foi pensando nessa realidade que as irmãs e sócias Izabel Soares Batista e Bruna Soares Batista decidiram abrir a terceira unidade da Via Certa, uma franquia de cursos profissionalizantes fundada em 2012, em Birigui, no interior do estado de São Paulo.

Izabel conta que ela e a irmã já atuavam na área da educação quando decidiram empreender e ter o próprio negócio. Elas optaram pela Via Certa por ser uma marca consolidada que oferecia suporte de qualidade para seus franqueados. “A gente sabe que é muito difícil começar algo do zero, então, eu e a minha irmã começamos a pesquisar algo nessa área e encontramos a Via Certa. Encontramos um suporte na operação, no negócio, no fazer acontecer mesmo. Então a gente tomou essa decisão pelo acolhimento que tivemos desde o primeiro momento, quando fizemos o cadastro no site”, lembra Izabel.

Depois de ver o resultado positivo além do esperado na primeira unidade, as irmãs decidiram expandir o negócio e abrir a segunda escola na cidade de Ipatinga, que prosperou tanto quanto a primeira unidade. “Com um ano e meio a gente teve um resultado além do que era esperado, foi um sucesso na cidade. Começamos a planejar a aquisição da segunda unidade e optamos pela cidade de Ipatinga, também no estado de Minas Gerais, na região do Vale do Aço, que também é um sucesso e hoje está no mesmo patamar que a unidade de Governador Valadares. Atualmente, nossas escolas estão com cerca de 600 alunos cada”, conta a empresária.

Embora investir em multifranquias possa ser desafiador, por se tratar de uma gestão mais complexa, esse modelo acaba trazendo vários benefícios, facilitando o contrato com fornecedores, já que o franqueado passa a comprar os itens em maior volume, além de trazer um forte potencial para expansão e estabilidade, principalmente para os franqueados que buscam investir em unidades da mesma marca.

Vários fatores devem ser levados em consideração ao abrir outras unidades da sua franquia. A empresária adverte o franqueado iniciante e pontua sobre a importância de conhecer o empreendimento de forma mais profunda. “É importante conhecer o negócio, ter consolidado a primeira unidade, para que possa levar as boas práticas para o novo negócio, o que faz diminuir as despesas desnecessárias e fazer investimentos mais certeiros”, comenta a multifranqueada.

Izabel dá dicas para quem quer se destacar e abrir o próprio negócio. Ela indica o modelo de franquias por ser um negócio que já foi testado, com marcas estáveis no mercado, além do suporte, que tem o objetivo de orientar e ajudar o franqueado a passar pelas crises durante o empreendimento. “Eu particularmente indico o modelo de franquia pelo suporte, pelo modelo de negócio, pela marca consolidada. Definido isso, a pessoa precisa entender o ramo que ela se identifica, se o negócio é rentável e conhecer de perto a estrutura, a equipe e a rede”, aconselha a franqueada.

Ter um bom gerenciamento é peça-chave para que o empreendimento alcance o sucesso, o que muitas vezes pode parecer desafiador, sobretudo na condução de multifranquias. As duas empresárias conseguiram encontrar a solução para esse impasse através da organização e divisão de tarefas.mapa da, explica Izabel.