Especialista no tratamento de roupas e produtos têxteis, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil com mais de 550 pontos de venda, chega em São Lourenço, em Minas Gerais, com a primeira unidade LavPop by 5àsec. Focada no modelo de autosserviço, a marca chegou ao mercado em 2022 com o objetivo de democratizar o segmento de lavanderia, oferecendo serviços de maneira simples e descomplicada, além de refletir os novos comportamentos e estilo de vida dos consumidores.
A responsável por levar a rede para a cidade é a pedagoga e beletrista Selma Solaria Peon, de 34 anos, que possui como sócio o marido André Barcia, que já possui experiência no franchising, atuando como franqueado de uma unidade de uma rede de idiomas há 26 anos. Auxiliando o parceiro na escola há sete anos, Selma, em conjunto com André, buscava por novos investimentos. O objetivo do casal era negócios que fossem mais independentes e que tivessem autonomia nos processos diários. A LavPop foi a escolha por se enquadrar perfeitamente com o que desejavam. “Durante nossa pesquisa, o que mais nos chamou atenção foi o histórico da 5àsec no Brasil e em outros países. A marca é referência no segmento, sendo precursora de diversos serviços e modelos de negócio. A abertura da LavPop marca um novo estágio de crescimento do mercado local, sendo uma das primeiras lavanderias desse modelo na cidade. Estamos animados com esse projeto e esperamos que a unidade prospere bastante”, revela a franqueada.
Para democratizar os serviços de lavanderia, a LavPop oferece preço acessível, permitindo a limpeza de qualquer tipo de roupa por um único ciclo de lavagem. Além disso, para os consumidores, o formato de autosserviço proporciona outras vantagens além do valor competitivo, por exemplo, ter acesso aos maquinários de última geração, ciclos de acordo com a tonalidade das roupas para evitar desbotamento, aumento de vida útil das peças e alta eficiência durante a limpeza. Outro diferencial da empresa é ser uma marca eco-friendly, por contar com maquinários com tecnologia sustentável, produtos biodegradáveis e proporcionar ainda mais economia ao consumidor com redução de gastos com energia elétrica, água e insumos.
“O mercado de autosserviço já é muito disseminado nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, ainda é um segmento que está em desenvolvimento e, parte disso, está relacionado à cultura de consumo dos brasileiros, que ainda preza por um atendimento humanizado. Porém, vemos uma migração e mudança no hábito dos clientes, principalmente os mais jovens, que buscam por mais liberdade, comodidade e serviços de qualidade com bom custo-benefício”, revela Fábio Roth, CEO do Grupo 5àsec.
Os planos do grupo para a LavPop englobam ingressar em cidades fora do eixo Rio-São Paulo e expandir a oferta de serviços de lavanderias com preço acessível. Até dezembro de 2025, a empresa visa inaugurar 20 pontos de venda em todo o Brasil.
Com investimento inicial que parte de R$ 165 mil, o negócio é ideal para aqueles que buscam ingressar no universo do empreendedorismo por meio do franchising. O faturamento médio de uma LavPop fica entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, com prazo de retorno de 24 a 40 meses.