Depois de um ano de 2020 difícil economicamente em razão da pandemia, o setor de franquias experimentou uma retomada já no quarto trimestre de 2020, com faturamento de R﹩ 53,9 bilhões, o que representa um crescimento de 22,8% em relação ao trimestre anterior. No segundo trimestre de 2021, o setor de franquias obteve resultado apenas 4,6% abaixo em faturamento em comparação com o mesmo período de 2019.
A projeção para 2021 é de expansão de 8% em faturamento, de 5% em unidades, de 2% em redes e de 5% empregos, conforme os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A avaliação da ABF é de que o setor está vivendo um momento de forte recuperação, após os impactos iniciais da Covid-19.
Os números da entidade mostram que as franquias maiores sentiram menos o efeito da crise: elas saíram de uma média de 55,2 unidades por rede em 2019 frente a 58,8 em 2020 – um aumento de 6,8%. Um dos caminhos para isso foi a entrega de serviços online, o que 92% das franquias do país afirmaram que implantaram em meio à pandemia. Outros dois dados se destacam: 84% e 80% das franquias criaram novos produtos/serviços ou desenvolveram novas tecnologias, respectivamente.
Exemplos de inovação
Um dos exemplos de inovações de sucesso desenvolvidas foi o inFlux Hybrid, criado pela inFlux English School, franquia que nasceu em 2004 e conta com mais de 50 mil alunos no Brasil em mais de 150 unidades do país.
“Trata-se de um formato híbrido inédito no mercado brasileiro e pensado para os novos tempos. O inFlux Hybrid uniu o método de ensino da inFlux ao melhor dos mundos online e presencial. Trouxemos para o mercado a praticidade do online em fazer as aulas onde e quando quiser, com a experiência e motivação das aulas presenciais”, explica o CEO da inFlux, Ricardo Leal. Para o franqueado, a principal vantagem está no aumento da taxa de retenção de alunos, que chegou a 97% — a média do módulo tradicional é de 80%.
O inFlux Hybrid foi bem aceito por oferecer experiência e interatividade nas aulas online, a principal solução encontrada pelo setor educacional em meio à pandemia. “Investimos em inteligência artificial e mecânicas interativas de exercícios que proporcionam aprendizado mais efetivo e dinâmico, resultando em uma imersão no aprendizado do inglês”, diz Leal.
E a tendência é de crescimento para as franquias do setor. De acordo com os dados da ABF, o segmento de serviços educacionais registrou em 2021 crescimento de 30% na comparação com o segundo trimestre de 2020, além de uma ampliação de faturamento de 5% em relação ao primeiro trimestre deste ano.
Franquias focadas no ensino híbrido
Não à toa, em julho deste ano, a marca abriu sua primeira unidade 100% híbrida em Maceió (AL). Os estudantes terão uma aula presencial por semana – no curso tradicional, são duas –, e parte do ensino será realizada seguindo a interatividade, a praticidade e a conveniência das aulas online da modalidade Hybrid, com suas mecânicas interativas. E a expectativa da marca é lançar novas unidades no formato em breve.
O franqueado por trás da primeira unidade Hybrid do país, Kassiano Rotta, conta o que o levou a apostar neste modelo de negócio, demonstrando confiança no formato híbrido de ensino.
“Percebi a eficácia desta plataforma, única no país no mercado de ensino de idiomas, e a aceitação dos estudantes. Acredito que novas escolas nesta modalidade serão abertas e optei por largar na frente, em uma capital em crescimento e que não contava com nenhuma escola da marca”, conta Rotta, que já detém outra franquia da marca em Manaus (AM).