Internacionalizar as marcas brasileiras é cada vez mais frequente

A internacionalização das marcas franqueadas brasileiras é cada vez mais frequente. Os bons serviços e o trabalho desenvolvido por aqui têm chamado a atenção dos empresários estrangeiros. Foi o caso da rede Resolve Franchising que em quatro anos de existência já está presente na Colômbia, desde 2013, e no México, a partir de março deste ano, e em novembro também estará no Panamá e na Costa Rica. Os empresários envolvidos pretendem que sejam abertas 80 novas franquias nas novas regiões de atuação. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising o número de franquias brasileiras no exterior aumentou 41%.

Evandro Pinotti, diretor de expansão e operação do grupo, explicou que ampliar a rede e instalar franquias fora do Brasil era um objetivo a longo prazo da empresa, mas tudo ocorreu mais rápido do que eles haviam projetado. “Costumamos dizer que a montanha veio a Maomé. Por conta de relacionamento interno, chegamos ao contato de nosso Másterfranqueado LatAm, que veio até nossa sede em São José do Rio Preto ainda em 2012 para apresentação do modelo de negócios. Encontramos muitas sinergias e as perspectivas do mercado colombiano eram muito favoráveis. Em nosso primeiro ano, o número de venda de franquias superou até nossas expectativas mais otimistas, o que acelerou a expansão para outros países, como o México e agora Panamá, Costa Rica e outros países da América Central”, contou Pinotti. 

Fora do País a Doutor Resolve virou Doctor Solución, porque alteração do nome da marca se dá pela força do sentido que ela precisa passar aos clientes dos países em que a empresa está instalada. O gerente de operações explicou que mesmo com a alteração do nome não muda, no entanto, a comunicação visual da marca. Evandro também disse que em breve os demais serviços da rede de franchising poderão ser internacionalizados. 

Pinotti salientou que se não fosse as parcerias realizadas com o grupo de investidores seria complicado entrar nestes países. “Papel desses parceiros locais é de extrema importância, tendo em vista seu conhecimento não apenas sobre questões legais e tributárias, mas também sobre as questões culturais de cada país”, falou e completou que se não fosse o bom trabalho de todos os envolvidos isso seria impossível: “é imprescindível um time de profissionais que nos orientem nessa transição, tanto no Brasil quanto no país no qual iniciaremos nossas operações. Com esse cuidado e com os excelentes profissionais que tivemos ao longo da trajetória, a adaptação correu de forma tranquila, tendo em vista que elas foram levantadas antes e nos permitiram um melhor preparo para operar nesse novo cenário”. 

Evandro comentou que entre as vantagens de internacionalizar a marca está o intercâmbio cultural e de soluções, visto que os desafios aparecem, são compartilhados e assim várias visões estratégicas aparecem. Ele disse que “nesse ano realizamos, inclusive, nosso primeiro encontro internacional (International Meeting) que envolveu toda a diretoria da empresa. Foi uma semana muito rica e que teve desdobramentos e alinhamentos estratégicos importantes. Somando a esses benefícios, temos a força da marca. Fazemos parte de um seleto grupo de rede de franquias internacionalizadas e isso nos traz um grande orgulho!”

Entre as desvantagens de levar a marca franqueada para o exterior está a adaptação a cultura diferente, mas que é algo superado com bons parceiros. Para o empresário a questão tributária também acaba por ser um dos problemas enfrentados. “A carga é alta e demanda um bom planejamento de implantação. Logo, é imprescindível um plano de ativação da marca e que exista um planejamento de mídia para a construção da marca no país. A referência da marca no Brasil ajuda muito, mas isso não quer dizer que não haverá um esforço de construção da marca nesse novo país”, explicou.

Além do Grupo Resolve, outras marcas franqueadoras brasileiras também estão presentes no exterior. O Grupo Ometz conta com cerca de 420 escolas, sendo 412 franqueadas, no Brasil, América Latina, Estados Unidos e China. A rede de sapatos Via Uno tem 255 unidades e hoje está presente em 25 países. A Fábrica Di Chocolate, empresa especializada na comercialização de chocolate com frutas, tem 40 unidades no Brasil, Kuwait, Austrália, Espanha, Japão, República Dominicana e Venezuela. Estas são exemplos desta internacionalização.

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