Internacionalização dobrou em seis anos: Conheça ÚNICO Asfaltos e Mineiro Delivery

Estudo do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM, em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostra que há 134 redes brasileiras no exterior. Em 2010, havia apenas 65 redes de franquias brasileiras internacionalizadas. “A cada ano, constatamos a ampliação do número de redes de franquias internacionalizadas e também em número de países”, explica a pesquisadora e professora Thelma Rocha do PMDGI-ESPM, que estuda a internacionalização das franquias brasileiras desde o início deste movimento.

ÚNICO ASFALTOS

Entre essas empresas está a ÚNICO Asfaltos, a primeira e única rede de franchising a produzir e vender asfalto no mundo, possui operações fabris nos Estados Unidos, na Colômbia e na República Dominicana, além de estar presente em todas as regiões do Brasil. A ÚNICO tem como meta de expansão estar presente em todos os 5.570 municípios do Brasil nos próximos 5 anos.

A ÚNICO Asfaltos não cobra a taxa de franquia de seus franqueados e não possui exclusividade territorial. “Como nossas usinas são móveis e o franqueado pode ir onde a obra está, não há necessidade de se prender a uma localidade, a um CEP. Entre os nossos cases de sucesso está o franqueado do Acre que usina no Rio de Janeiro e na Bolívia, por exemplo”, explica Jorge Coelho, fundador e diretor-presidente da ÚNICO Asfaltos. “Queremos gerar negócios nas mais diversas cidades brasileiras e, para tornar esse sonho possível, estamos facilitando a entrada de franqueados que têm o perfil que buscamos, mas nem sempre o capital necessário em mãos.”

MINEIRO DELIVERY

Inspirada nos ‘mexidos mineiros’, em que a comida é preparada para que todos os ingredientes fiquem juntos em um sabor único, a Mineiro Delivery contratou uma consultoria especializada para levar a rede aos EUA (inicialmente, na Florida), à Argentina e ao Paraguai.

Hoje, a marca oferece mais de 20 opções de diversos pratos (carnes, massas e saladas) in box para oferecer praticidade e alimentação saborosa aos seus clientes e está presente em 20 estados brasileiros com mais de 50 operações. Neste ano, a Mineiro Delivery vai fechar com um crescimento de 8 vezes em seu tamanho e faturamento de R$ 7 milhões: serão 80 contratos frente às 10 operações iniciais em 2015. Para abrir uma franquia da marca, o investimento inicial é de R$ 105 mil com o faturamento mensal em torno de R$ 60 mil.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito