Interior de São Paulo cresce na preferência das marcas e atrai redes de franquias

As redes de franquias seguem avançando rumo ao interior do Brasil. É o que demonstra o último estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising – sobre a presença do setor nos municípios. O levantamento aponta que, na comparação entre os primeiros semestres de 2018 e 2019, o movimento de interiorização das franquias pelo Estado prossegue, tanto quanto à abertura de unidades como em relação à chegada das redes nos diversos municípios paulistas.

De acordo com dados com a entidade, no ano passado, o faturamento do segmento obteve um crescimento de 6,9%. A receita total não foi divulgada pela entidade, mas acredita-se chegar aos R$ 186,9 bilhões. Em termos de expansão de unidades de franquias, o crescimento foi de 5,1%.

A rede Mary Help iniciou suas atividades em julho/2011, como uma agência especializada no agenciamento de diaristas para diversas funções no interior do estado de São Paulo, mais especificamente na cidade de São José do Rio Preto (SP).  Com o grande sucesso obtido na empresa inicial, em julho de 2012 deu início ao seu processo de expansão pelo sistema de franchising. 

Das quase 120 unidades da rede, 73 se encontram, atualmente, no Estado de São Paulo, seu principal reduto. Apesar de ser uma franquia que iniciou no interior, curiosamente seu grande desenvolvimento não se deu a partir do interior, mas sim a partir da capital, a cidade de São Paulo e as cidades vizinhas da Grande São Paulo, região onde já tem 51 unidades em operação. 

“O grande desenvolvimento na capital se deu principalmente no período de 2015 e 2018.  Já para o interior de São Paulo, a expansão se intensificou a partir de 2018 onde já se encontram em operação 22 unidades, mas a julgar pelo grande interesse dos investidores esse crescimento será, provavelmente, mais acentuado nos próximos meses e anos”, conta José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help.

O Instituto Gourmet, é a maior rede de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para os amantes da culinária, o instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Em 2017, a rede ingressou no franchising e em 2019, obteve um faturamento de R$ 45 milhões já conta com mais de 100 unidades comercializadas pelo país.

Para Robson Fejoli, sócio da rede, o interior de São Paulo “possuí força e um potencial incrível para quem deseja ter seu próprio negócio”. O Instituto Gourmet já possui unidades em Jundiaí, Campinas, Piracicaba, São Sebastião e Sorocaba. Na mira da rede, uma das principais cidades onde buscam franqueados é Santos, na baixada santista. Para se abrir uma unidade do Instituto Gourmet o investimento inicial começa em R$250 mil e o retorno é estimando entre 18 e 24 meses após a inauguração.

O Espaço Nails by Kelly Nogueira, uma das franquias mais conhecidas no setor de beleza e estética, mais focado na área de esmalteria. Criada pela ex-policial militar, Kelly Nogueira. O Espaço Nails, oferece os serviços de manicure e alongamentos de unhas – gel, acrigel e fibra de vidro –. Ela iniciou no franchising em 2019, com uma franquia no Shopping Tamboré, a primeira loja prime da rede, que conta com um atendimento diferenciado.

Para Kelly Nogueira, CEO da marca, “investir nas cidades do interior de São Paulo, significa que a marca está chegando em mais lugares e assim, mais pessoas vão conhecer os nossos serviços. Com isso, mais mulheres terão sua vida mudada, com a sua autoestima reerguida, devido aos nossos serviços”.

O Espaço Nails, possui unidades nos Shoppings Metrô Itaquera, Metrô Tucuruvi, Aricanduva, Campo Limpo, Metrô Santa Cruz, Internacional de Guarulhos e a unidade franqueada de Tamboré. Kelly já está em contato com os principais Shoppings das cidades do interior de São Paulo. Para abrir uma unidade da Espaço Nails, o investimento inicial começa em R$ 129 mil.

De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, “o estudo comprova o aumento da capilaridade das redes de franquias em todas as regiões do Brasil. Além da vocação natural das marcas por expandir, há uma conjunção de fatores que estimulam a ampliação dessa capilaridade, entre eles eu destaco: as redes buscam novos mercados internos também como estratégia para manter sua rentabilidade; para explorar melhor o nosso país, que tem dimensões continentais, e pelo fato de que há uma demanda por produtos e serviços de marcas conhecidas por todo o País”.

Marcas como Arena Baby, N1 Chicken, Seguralta, SuperGeeks, Doctor Frio e MTCred também estão em busca de investidores no interior de São Paulo para fortalecimento de suas marcas.