Instituto Visão Solidária encerra mês de janeiro com cinco novas unidades

Quatro unidades estão localizadas na região Centro-oeste do país e uma na região Sul

Formada por três estados, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, a região Centro-Oeste é destaque em atividades econômicas relacionadas à agricultura e à pecuária. Porém, se engana quem pensa que o local é movido apenas por esse setor, pois, atualmente, a localidade vem ganhando força no segmento de franchising.

No terceiro trimestre de 2024, o setor de franquias na região Centro-Oeste cresceu 14% em faturamento e 3% em números de unidades. Em Goiás, o faturamento foi de R$ 2,2 bilhões no terceiro trimestre, representando um crescimento expressivo de 13% em relação ao ano passado.

Com um acréscimo de 2,9%, Goiás agora conta com 6.406 unidades, consolidando sua posição como um polo estratégico para o franchising no Centro-Oeste. O desempenho robusto tem atraído investidores interessados em aproveitar as oportunidades de um mercado em expansão e com isso também cresce o número de empregos.

Investindo na região

Visualizando esse cenário altamente positivo, o empresário Carlos Alberto, de 55 anos, decidiu investir na franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede de segmento óptico, nas cidades de Anápolis e Formosa.

Carlos, que é administrador hospitalar com pós-graduação em gestão de negócios, dedicou vinte anos da sua vida a instituições privadas de saúde suplementar. E faz apenas dois meses que se dedica exclusivamente à franquia.

“Há algum tempo vinha pesquisando atividades para empreender que tivessem alguma sinergia com minha experiência de muitos anos em saúde suplementar. Então, em minhas pesquisas, veio a ideia de me associar a uma franquia de óticas. Comecei a pesquisar e conversar com várias franquias do segmento. Porém, no Instituto Visão Solidária percebi um alinhamento muito relevante entre os valores do IVS com os meus valores e crenças. Achei extremamente verdadeiros e tangíveis as conversas virtuais que tive com as equipes com as quais eu tive o prazer de conhecer pessoalmente em Cuiabá. Percebe-se claramente o propósito, determinação e carinho e energia que o Tony e toda a sua equipe dão ao negócio”, conta o empresário.

Além da região de Goiás, Carlos também focou no Distrito Federal. Além das duas lojas, o empresário investiu em mais uma localizada na cidade de Taguatinga, região norte do estado.

O setor de franquias no Distrito Federal continua demonstrando sua força e relevância no cenário nacional. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado local registrou um faturamento superior a R$ 1,5 bilhão no terceiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 10,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Distrito Federal destaca-se pela estabilidade no número de unidades de franquias, que subiu levemente em 0,6%, totalizando 4.710 operações.

Expectativas

Segundo Carlos, o maior desafio até agora foi inaugurar as três lojas praticamente ao mesmo tempo, mas que está esperançoso, visto que o mercado do setor óptico está em alta expansão nos últimos tempos.

“Inicialmente, minha ideia é montar seis lojas até agosto de 2025 e alcançar o marco de dez unidades até julho de 2026. Em curto prazo, meu objetivo é ter um faturamento médio de R$ 80 mil em cada loja, mas mirando o faturamento de R$ 200 mil. Para isso, nosso esforço neste início de operação é investir em treinamento e alinhamento com todas as orientações do IVS”, finaliza o franqueado do Instituto Visão Solidária.

Mais inaugurações

Outra região que demonstrou um bom crescimento no franchising, é a região Sul do país. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a região composta por três estados teve um aumento de 16,3% no faturamento, atingindo a marca de R$ 12,6 bilhões no terceiro trimestre de 2024.

Entre os destaques, está o Rio Grande do Sul que, apesar das chuvas que atingiram o estado em 2024, teve um crescimento de 12,6% no faturamento, atingindo cerca de R$ 4 bilhões. Em números de operações, os gaúchos tiveram um crescimento de 2%, totalizando 10.891 unidades.

Mirando este crescimento, Lucilene Joaquim, de 47 anos, investiu em uma franquia do Instituto Visão Solidária (IVS), após decidir tirar o sonho de ter o próprio negócio do papel. Formada em administração de empresas, e com mais de 20 anos de experiência, a empresária inaugurou a loja em Alvorada, no Rio Grande do Sul.

“A recomendação foi um ponto fundamental, conhecer alguém que já tinha uma franquia e estava conseguindo bons resultados, além do feedback sobre o suporte, foram decisivos para minha tomada de decisão. Também fui muito bem assessorada nas reuniões de negociação, conseguindo ter tranquilidade para tomada de decisão e avaliando todos os pontos de dúvida e desconfortos”, conta Lucilene.

Mesmo estando em uma localização um pouco competitiva, com outras dez lojas de óptica próximas, a empresária revela que logo no primeiro mês já teve um faturamento acima de R$ 115 mil. “Temos um público muito aderente ao nosso valor”.

“Eu espero viver do meu negócio, poder gerar resultados através do meu jeito de gerir, garantir que meus clientes e colaboradores tenham um motivo pra estar comigo na jornada. O processo iniciou com bastante dificuldade, enfrentei uma obra com muitos problemas, um ponto ótimo de localização, mas péssimo de estado de conservação e muitos desafios para viabilizarmos o projeto. Ao longo da jornada, enfrentei muitos medos, desgastes, dificuldades com fornecedores e prestadores de serviço. Todas foram superadas e a inauguração foi um sucesso”, finaliza a empresária.

A quinta loja inaugurada do Instituto Visão Solidária (IVS) é uma unidade própria e a terceira localizada na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso.

Modelo de negócio

O Instituto Visão Solidária conta com um mix amplo e segmentado em armações de marca própria, tanto masculinas quanto femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis.

O investimento inicial da franquia é a partir de R$ 190 mil, incluindo taxa de franquia, gastos com instalação e equipamentos e capital de giro. Esse valor é referente a uma loja de 30m², com dois colaboradores.