Com a chegada da Páscoa e a retomada da economia, o comércio volta a apostar na tradição do brasileiro em dar ovos de presente, pelo menos é o que acredita a Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados.
Neste ano, a Páscoa acontecerá no dia 21 de abril e a procura para cursos de capacitação e aperfeiçoamento nesse setor está crescendo. Essa é uma ótima opção para quem deseja conseguir uma renda extra ou até abrir seu próprio negócio.
Pensando nisso, o Instituto Gourmet criou diversos workshops para atingir esse público. A taxa de inscrição vai de R$19,90 a R$60 e os cursos são destinados aos maiores de 14 anos. Durante os cursos os alunos aprenderão a confeccionar ovos de páscoa comuns e gourmet (como ovos de colher, trufados, vazados, etc.), além de aprenderem sobre técnicas de manuseio de chocolates.
Outra opção para quem lucrar nessa época do ano, é o curso de Chocolateiro Profissional da rede, com 64 horas de duração, os alunos aprendem sobre a matéria-prima, técnicas de temperagem, decoração, esculturas, finalização etc.
Além, claro, de aprender sobre gestão e elaboração de cardápios, formalização de preços e até como iniciar o próprio negócio. Após a finalização do curso e dos workshops, o aluno recebe um certificado.
“O curso, além de capacitar com técnicas, tendências e gestão do negócio, prepara o profissional para o mercado de trabalho numa área onde o crescimento é constante, pois a páscoa representa um aumento de vendas, a cada ano, avassalador. A maioria das pessoas preferem ovos caseiros pela qualidade e diversidade de sabores exóticos que podem apresentar”, afirma Lucilaine Lima, fundadora do Instituto Gourmet.
Nos últimos cinco anos, o setor gastronômico cresceu cerca de 80% no país e movimenta R$ 420 milhões de reais por dia. Hoje, o Instituto Gourmet conta com mais de 50 unidades comercializadas e o faturamento já ultrapassou R$ 5 milhões de reais.
“Com o desemprego, muitas pessoas procuram uma alternativa para ganhar dinheiro e para aumentar a renda, e para isso é importante encontrar diferenciais para seus produtos. Como por exemplo, os famosos ovos de colher, trufado com sabor exóticos ou até mesmo vendidos no pote. São novidades assim, que atraem o consumidor que busca qualidade e preços acessíveis”, finaliza Lucilaine.