O IGA – Instituto Gastronômico das Américas, maior rede internacional de escolas de gastronomia do mundo em número de alunos e unidades, acaba de anunciar a chegada da primeira unidade em Americana, quarto município mais populoso da Região Metropolitana de Campinas.
As unidades do IGA oferecem cursos livres e profissionalizantes de gastronomia e de culinária para crianças, jovens e adultos. O grande diferencial da rede, que vem atraindo um número cada vez maior de alunos, é a metodologia no ensino. “O mercado da gastronomia conta com escolas que, muitas vezes, destacam em suas aulas mais a teoria do que a prática. Nós ensinamos princípios por meio da experimentação e enfatizamos o momento prático para formar pessoas habilitadas e que consigam, inclusive, ter sucesso em alcançar seus objetivos na área. Os conteúdos acadêmicos são constantemente atualizados por um grupo interdisciplinar de docentes e chef de vários países, avaliando sempre as últimas tendências e necessidades da área. Ainda, os planos de estudo são padronizados para todas as escolas, assegurando assim a qualidade educativa em cada uma das unidades IGA. Nossos cursos ainda possuem custo/benefício atrativo e compostos por material didático atualizado e de qualidade”, explica Luis Zemlenoi, diretor de expansão da marca.
Presente em sete países, o IGA é uma rede sólida, sustentável e está em pleno crescimento no Brasil. Um dos grandes diferenciais que a torna uma franqueadora da quarta geração (alta maturidade em governança corporativa) é a presença do board da empresa em processos importantes para o desenvolvimento das unidades. O resultado impacta diretamente na lucratividade da franquia que chega a ter uma taxa de rentabilidade entre 20% e 25% ao mês sobre o faturamento bruto. O investimento para abrir uma escola IGA é a partir de R$ 300 mil com taxa de franquia inclusa.
Fundada em 2001, nas cidades de Rafaela e São Francisco, Argentina, o Instituto Gastronômico das Américas tem o intuito de democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de suas 116 franquias. A rede, que chegou ao Brasil em 2008, já conta com 44 unidades em operação em 14 estados brasileiros, sendo eles: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além da Argentina, possui presença no Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e EUA. Em 2017, registrou receita mundial superior a 40 milhões de reais.