Com o objetivo de expandir por todo Brasil, o Instituto Ana Hickmann planeja alcançar 36 franquias em 2020. A rede oferece cursos profissionalizantes nas áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável e, além da empresária e apresentadora, tem como sócio o Grupo Kalaes, holding de franquias multisetorias com 26 anos de experiência no setor.
“Até dezembro temos como meta 12 unidades em operação e outras 24 em fase de implantação em diferentes regiões do país”, explica Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo. “Iremos inaugurar a unidade Santo Amaro, na capital, no próximo dia 4”, completa. As obras nas franquias de Guarulhos (SP), Taguatinga (DF), Ferraz de Vasconcelos (SP) e São Luís (MA) estão avançadas e têm a previsão de abertura ainda no primeiro semestre.
A rede conta com cursos de barbearia, cabeleireiro, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, especialização em penteados, terapia capilar, maquiagem, fotografia, moda sustentável e embelezamento do olhar. “Oferecemos a possibilidade de o aluno aprender uma profissão e desenvolver uma carreira que gerará renda à família, independentemente da idade, classe social e acadêmica, utilizando produtos de qualidade e com preparação acadêmica de ponta”, comenta Ana Hickmann.
O Instituto faz parte de dois mercados em plena expansão: o de beleza e educação. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os segmentos tiveram crescimento em todos os trimestres em comparação com o mesmo período de 2018.
Eficiência na prática
Todos os cursos envolvem parte prática e teórica e contam com turmas de até 20 alunos, para garantir aulas mais dinâmicas. Ao final dos estudos, o estudante deve ainda realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) como nas faculdades, e então recebe o certificado de formação profissional reconhecido em todo o país.
O aluno também é incentivado e apoiado desde o início de sua formação. Os estudantes que mais se destacam são indicados para o Programa de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, e a instituição oferece cursos complementares extracurriculares como “Marketing Pessoal” e “Pronto para uma entrevista de trabalho”, ambos sem custos.
Outros investimentos são voltados aos colaboradores do Instituto, como o Programa de Orientação Pedagógica (POP) para coordenadores pedagógicos, com o intuito de promover uma gestão profissional de excelência, e o Programa de Formação de Instrutores (PFI), para mantê-los atualizados com as melhores práticas de ensino.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento varia entre 268 mil a 378 mil, e o prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.