O Instituto Ana Hickmann, rede de escolas profissionalizantes nas áreas de beleza, fotografia e moda sustentável, planeja inaugurar em dezembro a segunda unidade em São Paulo. Ainda neste ano, a marca pretende alcançar 14 franquias vendidas em todo Brasil.
Lançada em maio, a rede oferece uma inovadora proposta pedagógica e educacional para que as pessoas tenham a oportunidade de aprender uma profissão que gerará renda às famílias. As unidades contam com dez cursos, que incluem cabeleireiro profissional, barbearia profissional, maquiagem profissional, manicure e pedicure profissional, embelezamento do olhar, fotografia, unhas decoradas, design de sobrancelhas, gestão de salão e moda sustentável.
A nova franqueada Helena Teixeira tem uma longa história de sucesso no franchising. Há 17 anos abriu a primeira franquia e, durante esse período, colecionou três unidades da mesma marca. Inclusive, chegou a ganhar alguns prêmios do setor.
Para o Instituto Ana Hickmann, no entanto, se uniu à sócia Samara de Oliveira, amiga e ex-funcionária. “Nessa nova fase estamos com um ‘produto’ diferente, porém, com propósito e missão iguais: levar para nossos alunos mudanças de vida e a realização de seus sonhos”, comenta.
Modelo de negócio rentável
Os mercados de educação e beleza movimentam bilhões por ano no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou R$ 168 bilhões em 2017. Nos segmentos de beleza e educação, o faturamento ultrapassou os R$ 30 bilhões e R$ 10 bilhões respectivamente.
De acordo com Sidney Eduardo Kalaes, sócio da marca e presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias multissetoriais com 24 anos de experiência no segmento, os cursos são dinâmicos, e de ensino direto e atual. “No Instituto Ana Hickmann, o aluno é estimulado de diferentes formas a obter uma ótima performance e, assim, se tornar um excelente profissional em sua área”.
As turmas são formadas por 20 alunos no máximo, dos quais terão que fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e receberão um certificado de formação profissional reconhecido em todo país.
Os estudantes que mais se destacarem são indicados para o Programa de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, em que a instituição se compromete na entrega do currículo para empresas do setor.
Outra opção de estudo aos alunos são os cursos complementares extracurriculares, sem custo, que envolvem “Marketing pessoal”, “Pronto para uma entrevista de trabalho” e “Prospectando clientes”.
Além disso, o Instituto conta com o Programa de Orientação Pedagógica (POP) para coordenadores pedagógicos, com a intenção de promover uma gestão profissional de excelência e o Programa de Formação de Instrutores (PFI) para mantê-los sempre atualizados e preparados com as melhores e mais avançadas práticas de ensino.
“Trata-se de um modelo de negócio rentável e com quatro linhas de faturamento, em que o franqueado tem a possibilidade de faturar com cursos, produtos, serviços de beleza e personal beauty”, complementa.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento varia entre 268 mil a 378 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.