O país tem enfrentando tempos difíceis na economia, além de uma fase de incertezas na política. Diante deste cenário, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou a maior taxa de desemprego desde 2012, chegando ao patamar de 10,2%, que equivale a 10,4 milhões de brasileiros sem ocupação no mercado de trabalho, um aumento de 40% se comparado ao ano passado. Para fugir desta realidade, a alternativa pensada por muitos é apostar em um negócio próprio, e as franquias, por ser uma opção mais segura, estão ganhando o gosto daqueles que tem interesse em mudar de vida. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor gerou uma receita de R$ 139,593 bilhões em 2015, resultando um incremento de 8,3%.
Para quem deseja empreender, mas tem dúvidas sobre o mercado de franchising, Everton Didone, diretor de expansão do Brasileirinho Delivery, rede de restaurantes de comida típica brasileira em box, esclarece o assunto e compartilha cinco dicas para auxiliar na decisão. Confira a seguir:
1 – Pesquisar o mercado
Existem vários segmentos a serem explorados e o ideal é que o investidor procure por setores onde tenha afinidades e estude suas particularidades. “É muito importante pesquisar sobre mercado que irá atuar. Como está seu desempenho, quais são as possíveis dificuldades enfrentadas, quais são as melhores estratégias para obter lucro, enfim, são apenas alguns exemplos que fazem diferença na hora de decidir o ramo certo para investir”, afirma.
2 – Estudar a rede
Este é o segundo passo, após saber o segmento de atuação. Conhecer a franqueadora e sua história é tão importante quanto se identificar com o setor que irá atuar, porque evita possíveis dores de cabeça. “Conversar com os franqueados da marca, também ajuda bastante, além disso, é necessário se atentar na leitura do contrato de franquia para que ambas as partes estejam em comum acordo para tocar o negócio”, acrescenta.
3 – Se apegue aos bons
Qualquer operação tem pontos a melhorar e o franqueado que está entrando na rede deve se apegar aos bons franqueados. “Ouvir as opiniões dos mais antigos, trocar experiências e estabelecer um networking saudável são as atitudes certas para alcançar o sucesso desejado”.
4 – Trabalhar muito
O empreendedor deve mergulhar de cabeça no empreendimento, vestir a camisa da marca, colocar todo seu empenho no negócio e trabalhar muito para que a operação caminhe do jeito esperado. “O ponto forte no frachising é a parceria da franqueadora e do franqueado. Os dois lados precisam estar em plena sintonia e trabalharem juntos, só assim conseguirão chegar no mesmo objetivo”, diz.
5 – Nunca parar
Mesmo que a loja esteja prosperando e apresentando uma lucratividade satisfatória, não pare de tentar crescer, buscar novos parceiros, ampliar seu mercado de atuação e de querer mais. “O comodismo é um dos responsáveis pelos negócios mal sucedidos. Continuar se especializando, contribuir com ideias e ter ambição é fundamental para prosperar nos negócios”.
SOBRE O BRASILEIRINHO DELIVERY
O Brasileirinho Delivery foi fundado em 2013 pelos sócios Jhonathan Ferreira e Adriano Massi na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo. Pioneiro no mercado em servir comida típica brasileira em box, o objetivo do negócio é de oferecer refeições de excelente qualidade, com uma apresentação inconfundível, valores acessíveis e contando com a praticidade do serviço Delivery. Todos os produtos utilizados no preparo dos pratos são de primeira linha garantindo a qualidade e o sabor caseiro de cada refeição.
Atualmente, a marca oferece dois modelos de negócios, o modo Delivery ou com atendimento no estabelecimento. Atualmente a rede atende uma média de 300 mil pessoas mês com ticket médio que varia de R$ 16 a R$ 20.
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