Inovações, criatividade e promoções: estratégias de franquias para a Páscoa

Publicado em 28/03/2016 por Rosana Fernandes

A Páscoa é um dos feriados mais esperados por muitos comerciantes e diversas redes de franquias, pois a movimentação do público neste feriado, traz ótimas oportunidades de alavancar o desempenho das vendas e recuperar o baixo desempenho em períodos anteriores afetados pela crise atual.


Mesmo a Páscoa representando uma tendência de desempenho historicamente melhor que outras datas sem feriado, para realmente se destacar é preciso elaborar planos estratégicos e ações especiais, alinhadas em toda a rede de franquias.


Ações de franquias em 2016 para alavancar vendas na Páscoa


Nesta hora, para aproveitar todas as oportunidades trazidas por esta data comemorativa, vale à pena investir em ações inovadoras, promoções e abusar da criatividade. Alguns bons exemplos de ações inspiradoras são das redes:


El Churrito


Para seduzir novos clientes, a rede neste ano apresentou a seguinte proposta: a criação de ovos de Páscoa personalizados. Os clientes podem escolher entre nove opções de recheio e sete de coberturas.


Selecionando até dois recheios e duas coberturas, chega a ser possível obter mais de 1.900 combinações diferentes, sendo praticamente garantida a personalização do presente de Páscoa, um grande atrativo para quem busca algo diferente das ofertas tradicionais do mercado.


Os ovos também têm em seu recheio biscoitos de churros, feito de uma massa assada, um pouco mais dura que a usada em churros tradicionais. Estes produtos pesam cerca de 340g, são montados na hora, diante dos clientes e têm custo de R$ 25 ou R$ 30. O objetivo desta inovação foi unir soluções como a confecção de chocolates caseiros, com a personalização e a praticidade inspirada no sistema fast food.


Los Paleteros
A rede de franquias especializada em sorvetes gourmets, também apostando no tema pascal, reforçou a oferta de produtos diferenciados e dos valores promocionais. Eles apostam na venda do O Poëse, um sorvete especial que é uma minibola de sorvete com recheio de paleta e cobertura de chocolate.


Além dos sabores, especiais criados, ele também proporciona uma experiência diferenciada, pois apresenta frases curtas, citações e poemas que são um convite à reflexão. Estas mensagens vêm escritas nas embalagens que também foram criadas com formatos diferenciados e assim convidam o cliente a interagir e descobrir os elementos que a formam.


Mestre cervejeiro
E ao contrário do que muitos possam pensar, até mesmo redes de franquias que não possuem relação direta com os produtos mais populares na Páscoa, podem aproveitar as oportunidades com promoções e estratégias certas.


A rede Mestre cervejeiro, por exemplo, criou uma cartela de produtos com a proposta de harmonização com chocolates e comidas típicas desta época e oferece aos clientes esta segmentação como uma ótima opção para inovar e acrescentar mais sabor ao feriado.


As sugestões propostas no site e nas unidades, conferem um ar de sofisticação e especialização, que atraem clientes segmentados e de alto valor agregado.


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Palavras-chaves: Franquias , Páscoa nas franquias , Los Paleteros , Mestre Cervejeiro , El Churrito