As empresas brasileiras enfrentaram em 2018 período de incertezas na economia, com desemprego alto e crescimento muito reduzido, e ainda foram afetadas pela greve dos caminhoneiros e pelas questões eleitorais. Mesmo com esse cenário, foi possível perceber um tímido reaquecimento das atividades econômicas, principalmente no segundo semestre. Este pequeno crescimento, combinado com a queda da inflação e a redução nas taxas de juros, foi suficiente para dar início ao processo de recuperação.
Para o setor de franquias e para a rede Giraffas, os últimos seis meses do ano de 2018 foram de resultados consistentemente positivos, com R$ 22 milhões de vendas a mais do que no mesmo período do ano anterior. A reconquista de market share manteve-se no início de 2019, e as vendas de janeiro cresceram quase 10% sobre o mesmo mês do ano anterior. Reflexo também do ticket médio que passou de R$26,00, em 2018, para R$28,60 neste início de ano.
Segundo relatório da ABF, Associação Brasileira de Franchising, o crescimento do setor de franquias está previsto para o intervalo de 8% a 10% em 2019. Para o Giraffas, as apostas para o ano são de continuar seu forte trabalho de expansão, com a abertura de até 40 novas unidades e expectativa de 8% de crescimento em relação a 2018, ainda com fraca recuperação do emprego. A expansão física da rede, aliada a inovações no cardápio, ao êxito dos novos formatos e à melhoria do uso de APPs e de delivery, podem garantir um crescimento superior ao projetado para o setor.
“Cada vez mais, para nós do Giraffas, nosso mote ‘a vida é um prato cheio’ se torna uma realidade. Não estamos crescendo apenas vendendo comida, estamos alimentando brasileiros, levando opções inclusivas para preencher carências do setor e fazendo isso com brasilidade e alegria verdadeira. Nossa expectativa de avanço está no esforço para continuar entregando qualidade e novidades em todo o país”, comenta Carlos Guerra, CEO do Grupo Giraffas.
Para que a rede se mantenha como a maior franquia de refeições completas de um país caracterizado por diferenças culturais e climáticas, continuar oferecendo variadas opções no cardápio é fundamental. São pratos de massas, sanduíches, sobremesas, opções com carne, frango, linguiça e combinações que permitem aos clientes escolher um prato diferente por dia durante todo o ano.
Com os resultados positivos de um cenário mais estável da economia e a retomada dos empregos, os esforços focados em expansão, inovação e custo/benefício para os clientes, a expectativa da rede é finalizar o ano com R$730 milhões de faturamento. “Para 2019, investiremos R$60 milhões. Após um início de ano tão positivo, precisamos aproveitar a retomada, garantindo melhores resultados para a marca e seus franqueados”, finaliza Carlos Guerra, Fundador e CEO do Giraffas.