O Índice de Expansão do Comércio (IEC) do município de São Paulo – calculado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) – registrou alta de 1%, ao passar de 101,6 pontos em abril para 102,6 pontos em maio, a maior pontuação desde dezembro de 2014. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 12,2%.
O Nível de Investimento das Empresas (que sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações, equipamentos, reformas etc.) exibiu alta de 1% na comparação mensal, passando de 84 pontos em abril para 84,9 pontos em maio. Em relação ao mesmo mês de 2017, o crescimento foi de 20,6%.
O item Expectativas para Contratação de Funcionários teve um aumento de 0,9%, passando de 119,3 pontos no mês passado para 120,4 pontos. Na comparação com maio de 2017, o avanço foi de 6,9%.
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a desaceleração no ritmo de retomada da economia e as incertezas no cenário eleitoral não abalaram os empresários do comércio paulistano, que seguem com uma dose de otimismo para o médio prazo. A rigor, para a Federação, esses dados não refletem a situação presente, mas a expectativas que, de certa forma, o setor ainda não se rendeu ao relativo desânimo instalado no início de 2018.
Segundo a Entidade, o resultado do IEC de maio mostra a tendência de elevação das propensões a investir e empregar, apesar da diminuição no ritmo de crescimento, principalmente nas contratações. As vendas do início do ano não corresponderam às expectativas, mas se o cenário mudar, o que pode acontecer – principalmente se o ambiente político for positivo –, a tendência é de que a recuperação econômica tenha longevidade e não fique restrita ao pequeno crescimento de 2017 e a outro suspiro neste ano.
Nota metodológica
O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.