iGUi conquista Selo Excelência em Franchising e de ESG 2025

Com foco nos franqueados, colaboradores, fauna e flora, franqueadora recebe a mais alta chancela do setor pela Associação Brasileira de Franchising, além do Selo Adicional ESG

Sinônimo de felicidade, lazer e diversão, a iGUi – maior produtora e comercializadora global de piscinas pré-fabricadas – conquistou o Selo de Excelência em Franchising (SEF) – a principal chancela do mercado de franquias do País – na categoria Máster e acompanha a vitória de mais um Selo Adicional de ESG (Environmental, Social and Governance).

Ambos os selos são concedidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que incorporou a avaliação sustentável em 2024 por meio de análises mais profundas a respeito das iniciativas das redes de franquias inscritas na Pesquisa do SEF, relacionadas às áreas de sustentabilidade, social e governança.

Da esq. para a dir.: Maria Gabriela Chierote Lilian marques e Isadora Mota no cerimonial do SEF, em São Paulo

A palavra “iGUi”, originada do tupi-guarani, significa “água”, o recurso natural para a vida. Para a Rede que já tem o Selo Adicional de ESG em seu nome, essas conquistas representam a forte atuação da rede em sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa e excelência no setor de franquias. Neste ano, a iGUi soma 12 SEFs consecutivos, além de dois selos adicionais ESG – por conta de notas superiores a 85% nas questões ambientais, sociais e de governança, respondidas por franqueados em uma pesquisa confidencial, realizada pela Nielsen. A entrega dos troféus do SEF e de ESG aconteceu no dia 9 de maio, no Golden Hall do WTC, em São Paulo.

“Mais que preservar a água, nosso foco é cuidar de vidas – da natureza, nossos colaboradores e franqueados. É com grande satisfação que recebemos novamente o Selo de Excelência em Franchising e a chancela ESG da ABF, uma entidade que fortalece o franchising brasileiro de maneira íntegra e responsável, com as melhores práticas globais. Este reconhecimento reafirma nosso compromisso com um trabalho mais sustentável e alinhado aos valores de ESG. Além de ser uma honra, ele nos permite comparar nossas práticas com as de outras empresas, contribuindo para o sucesso de uma tendência mundial voltada ao bem comum. A iGUi se orgulha de fazer parte da ABF e de poder contar com esse suporte para aprimorar nossos processos e decisões”, afirma Lilian Marques, diretora da Expansão da Rede iGUi.

Além de suas iniciativas de governança, a Rede criou produtos ecologicamente corretos, que reduzem o consumo de água e evitam o desperdício desse recurso natural finito. Os filtros iGUi são um exemplo. Já na sexta geração, eles são feitos de poliéster e podem ser limpos com no máximo 10 litros de água, enquanto os filtros antigos e tradicionais (areia), consomem centenas de litros para “limpeza” do equipamento. O mecanismo de retrolavagem da iGUi utiliza um sistema de filtragem avançado que permite a limpeza da piscina sem desperdício de água. Todas as piscinas iGUi possuem um sistema de filtragem que consome menos água, eletricidade e sua fabricação emite 32 vezes menos CO₂ comparada às piscinas tradicionais. E todo esse trabalho da iGUi é completado pela TRATABEM, microfranquia de serviços da Rede, especializada no tratamento, limpeza, assistência técnica, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas, ofurôs e saunas.

iGUi Ecologia

Outra iniciativa é a iGUi Ecologia. Fundada em 2015, em parceria com o Instituto BW e com sede em Araruama (RJ), é mais um braço da multinacional com DNA brasileiro que tem por finalidade ampliar a conscientização e a educação ambiental da população, além de desenvolver ações e projetos que visam preservar a fauna e a flora – e tudo o que diz respeito à água. Atividades de conservação e reabilitação de animais silvestres são realizadas diariamente na base da iGUi Ecologia, com pesquisadores e cientistas patrocinados pela própria marca e a participação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da região dos Lagos.