IGA estreia na Feira do Empreendedor Pernambuco em busca de novos negócios no Nordeste

No ano em que comemora uma década de atuação no mercado brasileiro, o Instituto Gastronômico das Américas (IGA), rede argentina de escolas de gastronomia e confeitaria, está com um forte plano de expansão que inclui o Nordeste do País. Em busca de estreitar o contato com investidores da região, a rede participará pela primeira vez da Feira do Empreendedor Pernambuco 2018, do SEBRAE, que acontece de 29 de agosto a 01 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A participação foi incentivada pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), que conseguiu valores especiais para seus associados.

“Nossa operação no Recife teve início em abril de 2018 e os dados têm superado as expectativas, alcançando números interessantes antes do planejado. Além disso, o Nordeste passa por um momento cada vez mais notável. O Brasil, um país continental, tem voltado os olhos para esta região pelo potencial que tem mostrado não só nos cenários turístico e econômico, mas também no gastronômico”, comenta Luis Zemlenoi, diretor de expansão do IGA. O executivo revela, ainda, em quais estados a rede vê potencial para a abertura de novas unidades. “Além de Pernambuco, nosso foco está na Paraíba, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão”, completa.

Fundado em 2001 na Argentina, o IGA busca democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de mais de 120 franquias. Oferece cursos extensivos (com duração de até dois anos) de “Gastronomia e Alta Cozinha”, “Certificação Avançada em Gastronomia” e “Confeitaria Profissional e Avançada”. Também possui em sua grade os “Cursos Rápidos” (de um a seis meses de duração) que abordam seis especialidades: Bebidas, Doces, Gourmet, Cozinha Internacional, Cozinha Saudável e Padaria & Confeitaria. As crianças têm espaço garantido na sala de aula através do “Cozinheirinhos” que ensina em oito meses, de maneira prática e divertida, os segredos da boa cozinha, o reconhecimento dos ingredientes e valores fundamentais como a higiene e o cuidado com os utensílios.

A rede está presente no Brasil desde 2008 e conta com 48 unidades em operação em 15 estados: Amazonas, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No mercado internacional, além da Argentina, a rede está presente no Paraguai, Uruguai, Bolívia e EUA. No ano passado, registrou receita mundial superior a R$ 40 milhões e, em 2018, espera crescer 22%. “Este ano também estreamos na ABF Franchising Expo, em São Paulo, e 100% da nossa meta foi alcançada. Nossa expansão é cautelosa no que tange ao crescimento, por isso, nossa expectativa dentro da realidade neste período é de comercializarmos duas unidades neste evento”, finaliza Zemlenoi.