A expectativa dos brasileiros cresce a cada ano, é o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O material aponta que a perspectiva de vida no Brasil passou de 74,6 em 2012, para 74,9 anos em 2013. O estudo mostra ainda que as pessoas com 60 anos de idade ou mais estão cada vez mais ativas no mercado de trabalho, dos 15 milhões de idosos no Brasil, aproximadamente 4,5 milhões permanecem no mercado de trabalho.
Muitos deles já são aposentados, mas trabalham para complementar a renda. Outros optam por continuar no mercado de trabalho com o intuito de se manterem ativos.
Segundo o diretor da rede de franquias de cursos de moda Sigbol Fashion, Aluizio de Freitas, existe muito preconceito na contratação da terceira idade, mas em alguns ramos eles são muito valorizados. “Apesar das empresas darem preferência a pessoas mais jovens, no segmento de corte, costura e confecção, existem muitas oportunidades de emprego, principalmente para os mais experientes”, explica o executivo.
Atualmente, cerca de 10% dos alunos da Sigbol Fashion tem 60 anos ou mais. Deste total, 49% faz o curso de corte e costura básico sob medida, que desenvolve a modelagem por meio de um método personalizado, onde o aluno aprende a manusear máquinas de costura doméstica, industrial reta e overloque.
Exemplo de idosa ativa, a franqueada da rede, Lucila Mara da Silva, que descobriu um câncer de mama aos 60 anos resolveu lutar contra a doença com todas as forças. “Queria abrir meu próprio negócio e procurava algo na área em que sempre atuei: a de costura. Em 2013 consegui realizar meu sonho e abri minha unidade da Sigbol em Osasco. Hoje percebo que a maneira de enxergar os desafios com maturidade é um grande diferencial, e isso só se conquista com experiência”, ressalta emocionada.
Para incentivar os alunos da melhor idade a se profissionalizarem no segmento de corte e costura, a rede oferece desconto de 20% em todos os cursos para quem tem 60 anos ou mais.
Sobre a Sigbol Fashion
Desde a década de 70, o Método Sigbol de traçado de bases vem sendo considerado inovador e revolucionário. Criado a partir de uma simples ideia de uma estilista italiana, o “Siga as bolinhas e seu molde base estará pronto”, o método deu origem à primeira unidade da escola no Brasil, em 1982. A Sigbol cresceu e ampliou sua área de atuação acompanhando o mercado da moda brasileira e passou a oferecer um extenso programa de cursos que privilegia o ingresso no mercado de trabalho. A escola de moda prepara as pessoas em várias etapas do processo, desde a criação e produção, até administração e venda.
Franquias
A Sigbol é a única no segmento de franquias que atua na comercialização de cursos de moda. A empresa, que facilitou e profissionalizou o desenvolvimento de moldes para roupas, tem hoje 19 unidades espalhadas por São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, mas em cinco anos deve ultrapassar o montante de 230. A marca ingressou no segmento de franchising em 2011. O investimento inicial para quem quer abrir uma unidade da rede varia entre R$ 63 mil e R$ 94 mil (está atualizado?). A previsão de faturamento de toda a marca para 2015 é de R$ 13 milhões.
PME Comunicação
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