Identidade visual, referências sensoriais e olfativas influenciam no bom desempenho das vendas

Franquia Santo Santo Santo investe na padronização da empresa com cores fortes e alegres e design moderno, tudo para atrair olhares para o negócio

A identidade visual, independentemente do tamanho e segmento, é capaz de fazer total diferença na imagem de uma empresa, além de poder ser o fator decisivo no sucesso e fracasso das vendas.

Quem nunca comprou algo apenas pelo diferencial da embalagem ou por ser atraído pela aparência do lugar? Em um mercado consumista que nos rodeia, o design muitas vezes é a cereja do bolo de qualquer negócio, principalmente quando o assunto é chamar a atenção das pessoas. O preço também é outro fator determinante na hora da compra, porém, a identidade visual é capaz de gerar um posicionamento adequado e se destacar da concorrência, pois ainda permite que o cliente reconheça a marca.

A empresária Ana Paula Ribeiro Cury apostou na identidade visual do seu negócio para criar algo consistente, forte e harmônico capaz de atrair clientes e conquistar a confiança dos consumidores. A Santo Santo Santo – franquia de presentes especializada em artigos ligados à religiosidade, positividade e fé – utiliza cores fortes e alegres, além de design moderno que não se restringe apenas às peças, mas também nos móveis que compõem o ambiente da loja.

“Busquei criar um ambiente alegre e também especial. Acredito que uma das peças que mais chama atenção ao adentrar no espaço físico é o nosso mobiliário, criamos um móvel conceito em madeira que parece uma “capelinha”. Esse móvel tem um charme especial e traz aconchego para quem visita o espaço, e encanta os clientes da loja, por isso ele é indispensável no projeto das unidades franqueadas”, afirma Ana Paula.

A empresária pontua que é muito comum receber feedback positivos sobre a identidade visual da loja por parte dos seus clientes. “O consumidor muitas vezes escolhe por aquele espaço por ser único e atraente aos olhos, consequentemente já ganha um status diferenciado em comparação a outros lojistas do mesmo segmento. Além do mais, esse trabalho é determinante para fortalecer a imagem da marca no mercado é importante não somente por impactar na decisão de compra, mas também na fidelização desse cliente, o que é claro, cria uma conexão direta com o faturamento das lojas”, enfatiza a fundadora e sócia da franquia Santo Santo Santo.

Ana Paula salienta que também aposta no espaço da loja física mantido para a apresentação dos produtos com iluminação especial, música e aroma próprio. “Alcançamos a excelência dessa prática com a humanização do atendimento. A equipe, em formação constante, foi sensibilizada a apresentar os artigos religiosos não apenas pelo preço, mas pelo valor, que passa por sentimentos e memórias afetivas relatadas pelos próprios clientes. A valorização da história de cada um e de suas experiências de fé se firmaram como elemento de fidelização dos frequentadores da loja. Esses, por sua vez, se tornaram promotores do nosso jeito de acolher”, explica Ana Paula sobre estratégias para fidelizar o cliente.

Um item que é sucesso de vendas e usado diariamente dentro da loja piloto e das unidades franqueadas é os incensos litúrgicos. Já é “regra” a empresa acender o incenso pela manhã e também após o almoço, que é quando os clientes que sentem o cheiro já querem saber o que é, e consequentemente acabam comprando.

Padronização

A padronização é uma das características do franchising e fundamental em uma rede de franquia, pois gera credibilidade e autoridade no negócio em padronizar os procedimentos. Faz com que o consumidor saiba que pode consumir o produto ou serviço e que a qualidade será mantida em qualquer ponto de venda. Padronizar cada operação garante que os franqueados estão exercendo o papel de acordo com as normas da franqueadora. Mas não é uma tarefa fácil, e muitas vezes as franqueadoras enfrentam grandes desafios em manter essa padronização.

Para garantir essa padronização, a Santo Santo Santo trabalha e investe em profissionais engajados e alinhados com o negócio, além de ser uma equipe totalmente treinada, desde a implantação da empresa até a condução da operação. Inclusive, os colaboradores passam por um treinamento, onde são orientados a ouvir mais sobre as histórias e relatos que o cliente tem a dizer, o que torna o atendimento mais personalizado e individual. “Aplicamos as referências sensoriais para uma maior identificação com o espaço. Cuidamos para que as orientações sobre os produtos sejam menos burocráticas e mais informativas. Cuidamos para que a acolhida, desde a porta até a conclusão da compra, seja percebida em gestos e palavras, que garantem o retorno do cliente”, garante a empresária sobre a necessidade de também oferecer uma melhor experiência a cada consumidor que passa pela rede de franquia.