Ice Cream Roll inova com modelo de negócio em franquias exclusivo para eventos

A ideia, além de levar a marca para novos públicos, é atender a empreendedores que desejam entrar no mercado com investimento menor

Sempre atenta ao mercado e às necessidades dos empreendedores, a Ice Cream Roll, rede de franquia de sorvete na chapa, aposta em um novo formato: uma estrutura itinerante para atender eventos. Com valor de compra reduzido (a partir de R$ 49,9 mil), enquadra-se no ramo das microfranquias e promete atender uma grande parcela de novos empreendedores, trazendo uma oportunidade para quem deseja ingressar nesse segmento sem precisar fazer um investimento alto. Além disso, movimenta o mercado e se expande a campeonatos esportivos, aniversários, casamentos, encontros corporativos, congressos, feiras, entre outros.

“Entendemos a necessidade e a falta de opções no mercado e desenvolvemos um modelo de negócio que leva a Ice Roll para onde os clientes quiserem. Basta escolherem o que desejam oferecer aos convidados, e montamos um pacote em cima de cada necessidade”, explica o CEO e fundador da Ice Cream Roll, Roger Rodrigues.

Como funciona

O franqueado é quem determina o “pacote” de produtos que será disponibilizado nos eventos, podendo iniciar com apenas Gelato no Palito, chegando até um combo com Gelato, Gelato no Palito e os tradicionais rolinhos. A partir daí, é feito o levantamento do que será necessário, entre freezer, máquinas, estrutura e toldos, todos inclusos na franquia, que, por ser itinerante e sem local fixo, dispensa aluguel e contratação de funcionários, estes admitidos por evento, individualmente.

Diferentemente das outras franquias da marca (quiosques e lojas), há um número limitado de vagas nesse modelo pelo fato de que cada franqueado atenderá os eventos de uma região específica, num raio de 20 km.

Eventos

A franquia tem uma enorme gama de possibilidades, e o valor da contratação é calculado pelo número de pessoas, podendo variar com o tipo de evento, incluindo também a logística, simplificada pela rede.

A Ice Cream Roll terá uma equipe preparada para buscar eventos e vender a novidade, tendo o franqueado a possibilidade de procurar e negociar por conta própria. Por conta dessa facilidade, atrelada ao know-how de seis anos da empresa e à força da marca Brasil afora, a expectativa é de que o faturamento mensal chegue a R$ 30 mil com eventos. Desse valor, a Ice Roll recebe de 10 a 15% para investir em marketing na própria região da franquia, buscando atrair mais leads.

A franqueadora investiu cerca de R$ 300 mil na novidade e tem a expectativa de faturar R$ 5 milhões com eventos em 2024. “Temos como principal objetivo a expansão da Ice Cream Roll pelo Brasil e estamos sempre pensando em meios de fortalecer a marca e mantê-la na mente do público. Estamos confiantes que essa novidade vai nos ajudar nesse sentido”, afirmou Roger.

Microfranquias avançam

Uma pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) aponta que o número de redes que possuem microfranquias praticamente dobrou nos últimos dois anos, com um salto de 87%: passou de 322 para 604, com um aumento de 34,2% do ano passado para este ano. Os segmentos com maior participação são de Serviços e Outros Negócios (27%), Alimentação (17%) e de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16%).

Segundo a entidade, o crescimento do formato tem como fatores principais os investimentos das redes como estratégia para ampliar o perfil do público investidor e o cenário econômico, atualmente com forte tendência a modelos de negócios mais enxutos.

Sorvete em alta

Um dado que corrobora o bom momento do setor é um levantamento da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes), que revela a movimentação de aproximadamente R$ 13 bilhões por ano das sorveterias no Brasil, com cerca de 11 mil pontos, englobando gelaterias, sorveterias e indústrias, além de apontar uma tendência de crescimento nos próximos anos.