Brasileiros ao redor do planeta são unânimes ao admitir: nosso país é conhecido internacionalmente pelo sucesso de suas festas, que arrastam milhares de turistas para eventos tradicionais e refletem a diversidade do nosso povo. Seja em cerimônias nas ruas ou em ambientes fechados, as festividades brasileiras tornam o setor de eventos um mercado bilionário.
Não por acaso, o setor se consolida como um dos motores da economia nacional e segue em ritmo acelerado de crescimento, gerando atualmente 179 mil empregos diretos, nível 60% superior aos índices de pré-pandemia, de acordo com o Radar Econômico de 2024, da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE).
De olho em oportunidades de negócio no setor de eventos, a franquia de sorvetes na chapa Ice Cream Roll é uma das marcas que ampliam seu portfólio de empreendimentos em um setor que não para de crescer. Aliando o mercado de eventos ao segmento de food service, que faturou R$46 milhões no quarto trimestre de 2024, a marca de sorvetes deu um salto no competitivo setor de alimentos ao trazer mais uma oportunidade de negócios: a franquia de eventos.
Conhecida como pioneira em sorvetes de rolinho, sobremesa gelada inspirados em iguaria típica da Tailândia, a Ice Cream Roll inovou ao expandir sua atuação para o mercado de eventos. Com a crescente demanda por experiências gastronômicas diferenciadas e o aumento significativo no setor de eventos, que deve faturar R$141 bilhões em 2025, segundo a ABRAPE, a marca aposta em um modelo de negócio estratégico para diversificar suas fontes de receita.
Para Roger Rodrigues, CEO e fundador da Ice Cream Roll, a inclusão dos eventos no portfólio de negócios é uma estratégia pensada para atender uma demanda crescente por opções de alimentos diferenciados em festas, casamentos, corporativos e outros tipos de encontros sociais.
“Nosso objetivo com essa expansão é oferecer uma solução prática, acessível e lucrativa para os franqueados, ao mesmo tempo em que atendemos um mercado em pleno crescimento. O setor de eventos é um dos que mais se destaca nos últimos anos e, com nossa gama de sorvetes personalizáveis, temos tudo para conquistar esse público”, explica o CEO.
Hoje a marca fatura R$61 milhões e visa ampliar sua presença em todos os Estados brasileiros. Para o modelo de eventos, Roger almeja um faturamento de R$5 milhões.
O novo modelo de negócios focado em eventos, de acordo com Roger Rodrigues, representa uma excelente oportunidade tanto para a marca quanto para os empreendedores interessados em investir em uma franquia com baixo custo inicial e alta rentabilidade.
“Estamos sempre em busca de expansão, de nos fortalecer e estar presente na mente do público. O modelo de eventos foi criado, justamente, para levar a marca Ice Cream Roll para onde o cliente desejar; ademais, é um modelo que busca alcançar empreendedores que desejam conquistar um negócio rentável e com investimento menor”, declara o CEO.
Modelo de negócio acessível e lucrativo
A grande atração do modelo de franquia Ice Cream Roll, voltado para o mercado de eventos, é o investimento inicial acessível de R$59 mil, incluso taxa de franquia e os custos de instalação. A vantagem desse formato, explica o fundador e CEO da marca, é que não há necessidade de capital de giro, já que a operação dos eventos não envolve custos com aluguel de ponto comercial.
“Nosso objetivo é levar a Ice Cream Roll até o cliente em um evento comemorativo, oferecendo uma experiência do sorvete produzido e personalizado na chapa na hora, gerando entretenimento e diversão”, diz Roger Rodrigues.
Para que empreendedores possam iniciar operações em quiosques de eventos, a rede dispõe de um suporte para que franqueados façam um levantamento do evento e saibam qual a necessidade da estrutura e freezers a serem incluídos na franquia. Com um modelo de negócio mais enxuto que quiosques tradicionais, a franquia para eventos disponibiliza produtos com o mesmo padrão de qualidade dos demais empreendimentos da marca, levando o gelato na chapa, carro-chefe da rede, e o gelato no palito para o público de festas e demais celebrações.
A franquia de eventos permite que o negócio seja conduzido com apenas dois funcionários, o que facilita ainda mais a gestão e reduz a necessidade de recursos humanos. Isso implica em menores custos operacionais, permitindo que o franqueado tenha uma margem de lucro maior.
“Por se tratar de um modelo itinerante, sem local fixo, o aluguel é dispensável e a contratação de funcionários pode ser feita por evento, individualmente, sendo um processo mais simplificado”, aponta Roger.
Com uma previsão de faturamento bruto entre R$20 mil e R$30 mil por mês, os franqueados de quiosques para eventos têm a possibilidade de alcançar um lucro líquido médio de 37% sobre o valor faturado. Em termos de retorno sobre o investimento (ROI), a rede estima que o franqueado possa recuperar o valor investido em cerca de seis meses, o que torna a proposta ainda mais atraente para empreendedores de diversas localidades.
Esse formato foi criado pela rede em 2023 e hoje representa 10% das unidades ativas da marca.
Diversidade de negócios para empreendedores
O foco da marca em eventos visa atender um público que busca uma experiência diferenciada e personalizada em festas e demais celebrações. Ao ser oferecido em casamentos, aniversários e eventos corporativos, o sorvete de rolinho se torna uma opção inovadora, refrescante e saborosa para quem quer sair do comum.
Mas se engana quem pensa que a inovação em franquias da Ice Cream Roll para por aí. A versatilidade de negócios é um dos pilares da rede, que se preocupa em oferecer soluções acessíveis e adaptáveis para diferentes perfis de franqueados.
Seja para quem está começando no mundo dos negócios ou para quem já possui experiência no setor de alimentação, a franquia oferece modelos que atendem a uma variedade de necessidades e ambições. Para aqueles que buscam um empreendimento de menor porte e valorizam a flexibilidade, o formato para eventos é uma excelente opção que pode faturar até R$30 mil por mês. Já para aqueles que buscam uma operação mais tradicional, a marca oferece modelos de quiosques e lojas físicas.
“A aceitação do mercado vem sendo boa e estamos ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. Hoje, inclusive, temos franqueados que já possuem um empreendimento na rede como lojas e quiosques e que também investiram no modelo de franquia de eventos como uma segunda unidade”, afirma o CEO Roger Rodrigues.
A rede Ice Cream Roll oferece seis modelos de negócios atualmente com investimentos entre R$44 mil a R$227 mil.
A expansão da franquia para o mercado de eventos é mais uma demonstração da capacidade da marca em se adaptar às tendências de consumo e necessidades do empreendedor brasileiro. Com uma rede de negócios acessível para diferentes perfis de investidores, a previsão é de que a marca continue a se expandir, proporcionando versatilidade e oportunidades de negócio inovadoras aos seus franqueados.