Hotel infantil se torna refúgio para mães deixarem os filhos enquanto trabalham

Ponto de recreação se tornou refúgio para quem precisa trabalhar e não tem um grupo de apoio por perto.

No mundo globalizado grande parte das mães que trabalham fora de casa não possui as avós, tias, cunhadas e parentes por perto (o famoso grupo de apoio). Devido à pandemia do Novo Coronavírus, até as que tinham alguém para deixar os filhos enquanto trabalhavam não puderam contar mais com essas ajudas, pelo fato de algumas pessoas serem parte do grupo de risco ao vírus. Para driblar essa situação, a opção para o SOS das mães tem sido os hotéis infantis.

Para Renata Fiuza, diretora do Hotel Infantil Sol & Lua em Belo Horizonte (MG), “tanto para quem está em home office ou quem precisa sair, com os filhos em casa, a atenção precisa ser totalmente dividida. De um lado, eles precisam cuidar da segurança das crianças e das necessidades básicas enquanto estão em casa. Por outro, precisam manter o emprego e a renda necessários para lidar com todas essas situações”.

Não apenas ter com quem deixar as crianças enquanto trabalha, os pais também têm se atentado à saúde emocional dos pequenos. Muitos reclamam por sentir saudades dos coleguinhas, não terem muito o que fazer dentro de casa e pela pouca idade, não compreendem que mesmo no lar, a mãe e o pai necessitam de trabalhar e acabam exigindo atenção dos adultos em tempo integral ou expostos às telas de TV, celular, tablet e computadores por longas horas.

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) explica que é de extrema importância “evitar problemas de estresse tóxico, que podem comprometer a saúde física, emocional e mental das crianças a longo prazo. Momentos adversos, como o momento de pandemia, onde se perdem entes queridos, o uso obrigatório de máscara nas ruas, o distanciamento das pessoas que amamos e todos os percalços causados pela pandemia, são propícios para desencadear respostas fisiológicas de elevação dos hormônios do estresse na fase infantil”.

Numa pesquisa realizada recentemente pelo Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), onde a saúde mental de 7 mil crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos foi analisada, constatou-se que 27% deles apresentaram sintomas de ansiedade e depressão no período pandêmico.

A quarentena como forma de evitar a proliferação do vírus pode afetar não apenas o desenvolvimento da garotada, mas também em suas emoções. “Muito se comenta sobre as consequências desse momento para nós, adultos. Porém, os pequenos também podem sofrer com o estresse e com as mudanças drásticas que esse período tem causado na rotina”, argumenta a empresária.

Os hotéis infantis se tornaram um ponto de escape para os pais e amenizador do sofrimento causado às crianças. Renata elucida que “a ida até ao hotel, as atividades oferecidas e o contato com outras crianças, mesmo que reduzido para evitar qualquer tipo de contaminação, é uma forma de oferecer a elas algo parecido com a rotina escolar e reduzir os sintomas de ansiedade, estresse e agitação que podem afetá-las agora”.

Segurança e bem-estar para meninos e meninas

Renata frisa que é fundamental que os pais se certifiquem que o estabelecimento no qual irão deixar os filhos é de fato seguro, higiênico e se está mesmo cumprindo as regras do combate ao Coronavírus.

Ela ressalta que é importante “prestar atenção aos mínimos detalhes para evitar o avanço da pandemia e, ao mesmo tempo, auxiliar famílias que precisam sair para trabalhar e garantir a renda mensal. Portanto, a equipe deve intensificar todo o processo de higiene, além de redobrar a atenção quanto ao contato direto entre as crianças. Os hotéis também devem oferecer álcool gel e checar todos os adultos com as medidas básicas de proteção contra a Covid-19”.

Além de seguir com todas as ordens estabelecidas pelas autoridades, no Hotel Sol & Lua, com atividades lúdicas ao ar livre, contato com outros indivíduos da idade deles e com a natureza, a diversão é garantida. “Aqui, seus filhos estão em boas mãos. Criamos o local perfeito para os pequenos ficarem enquanto você cuida do futuro deles. Proporcionamos um excelente espaço para as crianças manterem o contato com a natureza e aproveitarem o melhor que o mundo verde tem a oferecer. Superpais também descansam”, confirma a diretora.