Uma das primeiras empresas brasileiras no ramo de hospedagem de sites e registro de domínio inova neste mercado com um modelo de negócio que cabe no bolso de muita gente. A Hostnet desenvolveu um sistema de franquia e vai compartilhar com o franqueado todo o conhecimento adquirido em mais de 15 anos de atuação no mercado de Internet, infraestrutura, sistemas e marketing digital. A metodologia de trabalho já foi testada, é rentável e estudo aponta mais de 5 milhões de empresas sem site na internet, o que já demonstra o tamanho desse mercado.
Ter um negócio próprio é um dos maiores desejos dos brasileiros, em meio a tanto desemprego é algo ainda mais desejado. Além disso, trabalhar com Internet é um objetivo para milhares de profissionais Essas questões foram a base para a criação do sistema de franchising na Hostnet. “A meta inicial é atingir 30 unidades regionais ainda em 2017, mas há um cenário onde existe espaço para cerca de 200 unidades nos próximos dois anos”, afirma Kauê Linden, diretor de marketing da Hostnet.
O objetivo desta franquia é oferecer um modelo de negócio lucrativo que atenda as necessidades do mercado. A Hostnet permite que o franqueado atue em um formato home-based, ou seja, sem precisar de um ponto comercial. O empreendedor pode oferecer todos os serviços da Hostnet dentro das empresas, e isso fica mais fácil se ele (o franqueado) já se relaciona com áreas que precisam de serviços web, como: marketing, comunicação, consultorias diversas, web design, treinamento corporativos, entre tantas outras. Para ter uma ideia melhor sobre as possibilidades de negócios: os clientes da Hostnet são profissionais liberais ou micro, pequenas e médias empresas que precisam de sites, registro de domínios, serviços de e-mail, lojas virtuais e assessoria de marketing digital. Mais informações sobre a oportunidade de franquia no site da Hostnet.
Mercado de hospedagem de sites no Brasil
Segundo o Sebrae Nacional, há mais de 11 milhões de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas no Brasil. Por outro lado, de acordo com informações do Registro.br – órgão responsável pelo registro de sites .com.br – há cerca de 4 milhões de domínios registrados. Isso quer dizer que mesmo num cenário onde cada domínio represente uma empresa com site, ainda há aproximadamente 5 milhões de empresas sem uma página virtual. Ou seja, pelo menos, 7 em cada 10 empresas não têm site.
Franquias x não-franquias
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que enquanto 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cinco primeiros anos, no mercado de franquias o percentual é de 15%. Ainda no primeiro ano, a perspectiva de fechamento é de 30% para novos empreendimentos – 10 vezes mais do que os fechamentos de franquias.
Investimento inicial e retorno do investimento
A taxa de franquia no valor de R$ 17.500,00 é paga uma única vez. Ao longo de dois anos, vendendo e desenvolvendo dois clientes de Site Pronto WordPress por mês o franqueado terá uma carteira de 46 clientes e renda mensal estimada de R$ 5.300,00, com um lucro acumulado de R$ 78.000,00 em 24 meses. Já nos pacotes combinados que incluem: a criação de sites, hospedagem e manutenção, a lucratividade fica entre 50% e 70% dependendo do preço que o franqueado operar, já descontando todas as taxas como impostos.