Há mais de 10 anos, as redes de franquias home based começaram a ganhar visibilidade no mercado e diversos segmentos conseguiram migrar para essa modalidade: como turismo, seguros, finanças, educação e até o marketing. Por não precisar de uma loja física e não haver gastos com instalações, esse modelo se torna muito mais acessível para quem deseja ter seu próprio negócio.
Outro aspecto positivo é que por serem home based, essas franquias podem ser mais flexíveis e dependendo do caso, pode ser tornar até uma segunda fonte de renda, o que é vantajoso para quem já possui um emprego fixo.
Como no caso da Marketing Bag, criada por uma necessidade do fundador André Jácomo, a rede de baixo investimento conta com a vantagem de se trabalhar em casa e faturar acima da média com publicidade em sacos de pão ecológicos. A proposta central da marca é conectar de maneira assertiva e duradoura a publicidade e o consumidor final.
“Eu já possuía conhecimento de microfranquias – inclusive por formatar algumas marcas – e também conheço o mercado de publicidade que cresce cerca de 9% ao ano. É um mercado de oportunidade”, afirma Jácomo. Com um modelo de negócio home based, a rede possui fácil implementação e atuação em um mercado de alto potencial, garantindo retorno rápido e boa rentabilidade. “É necessário apenas um funcionário para a operação, hoje todos os nossos treinamentos são efetuados online e, também, utilizamos e-mail e WhatsApp para sanar qualquer demanda que possa surgir”, comenta.
Os franqueados da marca investem na venda de produtos certificados, saquinhos 100% biodegradáveis produzidos com tintas e colas atóxicas. “Nos preocupamos com o ambiente em que estamos inseridos, oferecendo oportunidade de alta exposição da marca do cliente por um preço atrativo, colaborando com pequenas e médias empresas”, pontua o fundador.
Modelo de Negócio
Para adquirir uma unidade é preciso desembolsar R$ 5,5 mil e o faturamento médio mensal é de R$13,6 mil. E a dinâmica do processo do franqueado é atrativa e comercial. Sem a necessidade de instalação de ponto comercial ou contratação de funcionário, o franqueado precisa apenas de um computador, impressora, acesso à internet e telefone. O prazo de retorno do investimento é de apenas 4 meses.
André conta que o primeiro passo é efetivar parcerias com as padarias na região de atuação, para que elas recebam gratuitamente os saquinhos, logo após isso, o franqueado começa a prospectar as vendas de anuncio. “Esse é um trabalho mensal, onde o franqueado faz o faturamento. Nós damos todo o suporte quanto as artes, diagramação e confecção dos saquinhos”, conta.
Para criar a marca, o empresário conta que investiu e torno de R$ 50 mil. “Nossa meta era fechar 2020 com 10 unidades comercializadas, hoje já contamos com 13”, finaliza. A meta da Marketing Bag é finalizar 2020 com 20 unidades comercializadas.