A holding Encontre Sua Franquia concluiu recentemente a compra de 100% da marca AcquaZero, rede de franquias especializada em lavagem automotiva ecológica. O grupo conduzido pelo empresário mineiro Henrique Mol, havia comprado no início do ano, 60% da empresa automotiva, e agora passa a dirigi-la de forma integral.
“O modelo da AcquaZero é um formato de negócio que possui algumas características no qual avalio ser bem interessantes. Por esse motivo resolvi investir”, conta Henrique. Ele enumera (e explica):
– Escala: Modelo de negócio que possibilita a abertura de muitas unidades no mercado que atuamos, possibilidades superiores a três mil pontos de vendas conforme estudos que realizamos. Isto proporciona maior força da marca e rentabilidade a todos os envolvidos.
– Rentabilidade: As margens de ganhos são elevadas, tornando altamente atrativo ao franqueado/ operador.
– Apelo da Sustentabilidade: O formato de negócio ajuda a amenizar um problema da sociedade (escassez de água), fazendo com que o próprio mercado tenha apelo para o seu crescimento.
– Força da marca: A marca nos serviços de estética automotiva é a principal hoje no Brasil, é referência.
Além disso, também são visualizados pelo investidor como grandes forças da marca a flexibilidade de negócio; quatro modalidades disponíveis (investimento a partir de R$10 mil), e o portfólio rico com mais de 15 serviços para cuidados com o carro.
Mãos que dão certo
A AcquaZero criada em 2009, chega à 2018 com 240 unidades ativas por todo o Brasil. A marca que propõe ao mercado a lavagem de veículos com apenas 300ml de água, sob comando de Henrique, promete prospecção.
O plano de expansão é agressivo. Ainda para este ano, a meta é chegar a 300 unidades. Já para o ano que vem, a expectativa é de atingir 500, e em longo prazo – para daqui cinco anos – duas mil unidades.
O faturamento anual que já é bom (R$40 milhões) também promete melhorar. Até dezembro a pretensão é de atingir R$50 milhões, e ao fim de 2019 o empresário espera estar movimentando anualmente R$80 milhões.
Também faz parte dos planos expandir a marca para países estrangeiros. A preferência é pelos locais vizinhos do Brasil. “Estamos planejamento o processo de internacionalização da marca já para o ano que vem. Temos grandes expectativas”, fala.
Suporte preparado
E para isso, Henrique já começou a promover algumas façanhas. O primeiro passo dado foi modificar totalmente o negócio em todos os aspectos e departamentos em busca de uma estruturação mais forte para seu crescimento. “A estrutura que temos do grupo proporcionou atuar nas deficiências que o modelo tinha, apresentando principalmente maior suporte ao franqueado na ponta”, releva.
Entre os suportes, está o treinamento oferecido ao investidor. No modelo home office, o treinamento é 100% realizado pela Academia de Estudos que a holding oferece. Já para os modelos de loja física: Standard, Prime e Satélite, existe além da Academia de Estudos, um treinamento presencial com duração média de cinco dias. Fora o suporte full time que é destinado para ambas as modalidades, no dia a dia da operação.
Perfil de franqueado
Para compor o time de franqueados, a marca apostará num grupo específico de investidor, já que exigirá alguns critérios. Entre eles: ser organizado, ter noções de administração, facilidade de comunicação e na gerência de pessoas.
Com a AcquaZero, agora o Grupo Encontre Sua Franquia, detentora também das marcas: Encontre Sua Viagem, Bidon, Suav, Fórmula Pizzaria, GEmotion, chega à mais de mil unidades.