Havanna, a maior e mais tradicional marca de Alfajores da Argentina, participa da ABF Franchising Expo, principal feira de franquias do país, para apresentar as novidades e seus modelos de negócios. O segmento de Alimentação ocupa o primeiro lugar no ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF), registrando um crescimento de 10,85%, durante o primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2018. A Havanna possui um modelo de negócio atrativo no mercado brasileiro, e é uma ótima opção para quem quer entrar no setor de alimentação com uma franquia de cafeteria.
Havanna expandiu seus negócios e se consolidou no mercado de franchising, com um aumento de 43% na penetração nacional, alcançando mais de 90% de todo o território brasileiro, com presença em 22 Estados. A empresa fechou o primeiro semestre de 2019 com um crescimento de 30% em aberturas de lojas. Até o final de 2019, a marca prevê inaugurar mais 40 franquias, passando das 73 atuais para mais de 110 unidades. Como também aumentar sua participação nas vendas corporativas que teve um crescimento de 51% em 2018 e prevê uma alta de 30% em 2019.
A empresa movimentou mais de R$ 20 milhões em aberturas de novas franquias e ações de marketing, e fechou o ano de 2018 com um faturamento de quase 90 milhões de reais. Para alcançar esses resultados, a rede estruturou o sistema de distribuição e logística para conseguir chegar nas regiões não atendidas pela marca e, hoje, está presente nas principais capitais brasileiras, mas com inaugurações já programadas para atender todo o território nacional até final deste ano. A empresa pretende ainda reforçar a sua representatividade nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Além disso, a marca fechou parcerias mais sofisticadas e inéditas como uma forma de reduzir custos e ampliar a rentabilidade dos franqueados, no formato store in store, com grandes redes. Havanna e Banco Santander inauguraram a primeira cafeteria dentro de uma agência bancária. A marca argentina e o banco espanhol preveem abrir mais lojas neste formato, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nos próximos doze meses, a marca espera alcançar 10 cafeterias dentro de agências.
Com o intuito de aumentar o faturamento dos franqueados, a marca investiu em novidades para atrair os consumidores às suas lojas. Entre as ações para manter a rentabilidade da rede, está a implantação de um novo cardápio com a adaptação de algumas receitas e a introdução de novos produtos doces e salgados, além de receitas regionais.