Havanna, a marca argentina de alfajores, com quase 70 anos de tradição e presente no mercado brasileiro há mais de dez anos, participa da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do país, para apresentar as novidades da marca, além de seus dois modelos de negócios: o café quiosque e a cafeteria.
A rede continua investindo e apostando no Brasil e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, almejando chegar a 320 pontos de venda entre cafeterias e quiosques em todo o território nacional, ao longo de 60 meses.
A operação de franquias no Brasil iniciou em 2014 com a comercialização e abertura de quiosques e cafeterias. Porém, a partir de 2016, a empresa mudou o foco e passou a comercializar somente cafeterias no mercado brasileiro. “Hoje somente 9% das lojas da rede são quiosques. O crescimento do consumo de café propicia o aumento das vendas dos itens de cafeterias nas lojas, resultando em uma estabilidade no faturamento. Já nos quiosques, os produtos Havanna geram um movimento grande apenas em períodos sazonais”, comenta a gerente de franquias da marca no Brasil, Bruna Guimarães.
Com o reposicionamento da marca em focar a expansão nos modelos de cafeterias, Havanna aumentou o número de Cafés, nos últimos 12 meses, em 114%, contando hoje com franquias em nove Estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia). “Nosso faturamento no primeiro quadrimestre de 2017 aumentou em 19%, enquanto a ABF registrou um crescimento de 9,4% no mesmo período, um reflexo do sucesso do nosso plano de expansão”, comenta Bruna.
O plano da rede no País prevê a abertura de 24 novas unidades ainda em 2017, chegando em outros Estados brasileiros. Em 2016, a Havanna aumentou em 43% a penetração no território nacional. A marca desembarcou no Nordeste, inaugurando lojas na Paraíba e na Bahia. Agora, se prepara para chegar pela primeira vez, ainda no primeiro semestre de 2017, no Ceará (Fortaleza) e Alagoas (Maceió). Além disso, a empresa pretende reforçar a sua representatividade nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O plano prevê ainda a abertura de franquias em novas praças nas diversas regiões do país.
Segundo a executiva, a empresa se adequou ao cenário econômico para atender da melhor forma o empreendedor interessado em uma franquia Havanna. “Isso nos permitiu expandir a atuação em âmbito nacional e dar oportunidade aos empreendedores que buscam o ramo de alimentação para investir em seus negócios próprios”, afirma Bruna.
Além da abertura de novas lojas, a marca também traz diversas novidades para aumentar o faturamento dos franqueados. Entre as ações da marca para manter a rentabilidade da rede, estão a redução de preços do cardápio de sobremesas e a contratação da renomada chef Pâtissier Carole Crema, que passa a ser a fornecedora dos doces para todos os cafés Havanna, com produtos aprovados e chancelados pela Havanna Argentina. A marca reduziu os custos das sobremesas em uma média de 12%, incluindo bolos, tortas e doces que tem como ingrediente principal o doce de leite em suas receitas.
Havanna tem uma proposta ideal para quem quer investir no negócio, já que oferece muito mais que somente o alfajor argentino. A marca traz diferenciais competitivos que tornam a marca única no mercado. Possui uma rede de cafeterias especializada em proporcionar todo o conforto para os clientes, com atendimento direto na mesa, e traz um amplo cardápio que vai desde bebidas quentes e geladas à base de café, até lanches e quitutes salgados e doces. Além dos produtos exclusivos, ideais para presente, é considerada um tipo especial de cafeteria com um ticket médio maior que o praticado pelo mercado. Outro diferencial é a comercialização de produtos sazonais à base de doce de leite, como panetones e ovos de Páscoa, desenvolvidos especialmente para o paladar brasileiro, que frequentemente superam as expectativas de venda.
Por ser uma franquia nova, a Havanna oferece uma enorme disponibilidade de capilaridade de expansão, uma vez que tem uma oferta de territórios mais atrativa para o franqueado, gerando potencial para ingressar em grandes centros comerciais e shoppings, que já estão saturados com as marcas existentes.
Com investimentos compatíveis, Havanna trabalha com modelos flexíveis de operação, que incluem cafés quiosques e cafeterias completas. Os investimentos para abertura de uma franquia Havanna são a partir de R$ 350 mil. As operações geram de cinco a 12 empregos diretos e o tíquete médio é de R$ 25,00 nos cafés.
Para garantir o sucesso do negócio, a Havanna oferece suporte que compreende ações, como seleção de ponto comercial, assessoria em arquitetura, apoio na implantação da unidade, manuais de Franquia, atendimento personalizado ao franqueado, Centro de treinamento (teórico e prático), consultoria de campo e negócios, central de compras e negociação, Sistema de Marketing (merchandising, mídia institucional, promoção), Assessoria de Imprensa e SAC.