O mundo mudou, de uma hora pra outra. Com isso, as relações entre amigos, família, trabalho e de consumo, também mudaram. Diante do desafio que o cenário atual nos traz, a Havaianas traçou um plano de ação em apoio ao franqueado da marca.
“O empresariado precisa muito do nosso suporte nesse momento delicado que estamos vivendo, a empatia deve existir de todos os lados, e nós, como marca, buscamos fazer nossa parte também junto a esse parceiro de negócio tão importante que temos, o franqueado”, explica Fábio Leite, diretor da Operação Havaianas Brasil.
Uma das ações para auxiliar o ganho das franquias enquanto estão de portas fechadas foi a criação de uma Landing Page no e-commerce de Havaianas onde o consumidor pode escolher para sua loja favorita e destinar uma parte da sua compra para aquela unidade. Para estimular a compra pelo site, a marca ainda oferece 15% de desconto com cupom que é gerado na página.
Outros movimentos que impactam diretamente o franqueado, mas do outro lado, também foram endereçados, tais como:
- Todas as lojas foram pontuadas no programa de performance entre as franquias Havaianas durante o mês de Abril;
- Foi concedida a isenção de investimento da verba de marketing obrigatória em contrato por 3 meses;
- A marca manteve a realização do Showroom de Vestuário adaptado para o formato via streaming para garantir o conhecimento dos próximos lançamentos junto à rede de franquias;
- Oferta de desconto e prorrogação de títulos em aberto;
- Pedidos de compra realizados recentemente que estavam em trânsito, mesmo que já faturados, foram cancelados;
- E houve a renegociação de pagamento junto a fornecedores chave das lojas.
Além disso, outras oportunidades com foco neste canal estão sendo estudadas pela marca e podem ser anunciadas em breve. “Sabemos que auxiliar toda a cadeia é crítico no momento em que vivemos, por isso estamos atentos a todas oportunidades e cientes do nosso desafio como franqueador. Somos todos uma única Havaianas”, finaliza Fábio Leite.
A Havaianas conta com mais de 460 lojas monomarca em todo país, sendo a grande maioria no modelo de franquia. Confira abaixo outras ações que a Alpargatas está realizando:
Instituto Alpargatas cria “Rede do Bem”
A Alpargatas detentora das marcas Havaianas, Mizuno e Osklen, por meio do Instituto Alpargatas, está com uma série de iniciativas que visam auxiliar no combate ao coronavírus no Brasil.
Doação para comunidades
Em apoio às iniciativas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para ampliação da produção de álcool em gel, doamos 52 bombonas para transporte de álcool direto de usinas e 2.400 recipientes spray de 100ml, que depois de abastecidos serão entregues em comunidades e escolas. Além do recente anúncio da doação de R$ 50.000,00 que fizemos durante a Live da Marília Mendonça para a mesma instituição.
Outra iniciativa foi a doação de mais de R$ 100 mil em insumos e equipamentos para a produção de kits de diagnóstico rápido do novo coronavírus na Paraíba. Com essa doação, a UFPB vai poder fazer, localmente, a coleta e análise de 60 testes por dia.
Combate a Fake News
Ainda com foco nas comunidades carentes de grandes cidades, a Havaianas doará equipamentos de som para que a rádio Conexão Favela, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, possa produzir e distribuir conteúdos de prevenção sobre a COVID-19 para diversas comunidades. “É uma forma eficiente de combater fake news com informações embasadas em fontes confiáveis”, comenta o CEO da Alpargatas.
Equipamentos de proteção para profissionais da saúde
As fábricas foram adaptadas e remodeladas para atender às necessidades do momento, a Alpargatas produzirá inicialmente 250 mil máscaras, para doar ao serviço público de saúde da Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro, Estados onde as fábricas da empresa estão instaladas. O Hospital Universitário de Campina Grande já recebeu óculos de segurança, máscaras PFF2 e macacões que serão utilizados pelos profissionais de saúde. Além disso, doaremos 18 mil pares de calçados adequados para ambientes de atendimento de saúde para profissionais dos hospitais de São Paulo, e 24 mil pares de Havaianas Soul Collection (calçados fechados da marca) para que esses profissionais possam usar em sua vida social e locomoção.
Rede do Bem
Por meio da marca Havaianas, a Alpargatas doará 100 mil kits de produtos essenciais, como Havaianas, produtos de higiene e alimentos, para comunidades vulneráveis de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Belo Horizonte. Alguns parceiros dessa ação são o Grupo Martins – atacadista, que viabilizará toda a logística da iniciativa e a Colgate que doará produtos. A ideia é iniciar esta rede do bem e ampliá-la conforme surjam mais parceiros.