Hamburgueria artesanal 389 Burger expande seus negócios e lança franquia

Rede criada no DF completa cinco anos de sucesso e até o final de 2023 quer lançar dez novas operações

Com ou sem crise econômica, investimentos no ramo da alimentação sempre dão bons resultados. Principalmente, quando falamos nas famosas hamburguerias. Seja em fast-foods ou em formato artesanal, a iguaria que combina pão, carne e salada, tornou-se um dos pratos mais consumidos no mundo. Segundo levantamento da consultoria Instituto Gastronomia, no Brasil, a opção de se alimentar com um hambúrguer cresceu 575%, só durante os últimos anos. De acordo com o aplicativo de delivery iFood, o número de hamburguerias cadastradas na plataforma aumentou 104% entre março de 2020 e março de 2021, enquanto as vendas de burgers aumentaram 140% no mesmo período.

Quando falamos do mercado de franquias, a associação com o segmento de Alimentação é praticamente automática. Conforme dados da Assosiação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou R$ 53.976 bilhões durante o quarto trimestre de 2020 e R$ 40.898 bilhões ao longo de todo o ano passado, fazendo deste mercado o grande carro chefe da franchising no país.

Com cinco anos de funcionamento, a 389 Burger, casa especializada em hambúrgueres artesanais, inicia o segundo semestre de 2021 colhendo frutos de um intenso trabalho. A rede, que possui quatro lojas localizadas em Planaltina – DF, Sobradinho- DF, Formosa- Go e Asa Norte- DF, vai expandir ainda mais e franquear sua marca. O objetivo é ter mais dez unidades instaladas e em pleno funcionamento nos próximos dois anos.

Com produção e criações próprias, o conceito e os sabores conquistaram o paladar dos clientes e foi então que surgiu a oportunidade de franquear. “Após muitos interessados nos procurarem, vimos essa necessidade. Nosso crescimento nos deu segurança para desenvolvermos o projeto” explica Thales de Castro, sócio da marca.

Atualmente, a 389 Burger conta com a colaboração de 50 funcionários e vende em média 12.500 sanduíches por mês, chegando ao total de 150 mil sanduíches por ano. O faturamento mensal varia entre R$ 350 a R$ 400 mil e anualmente entre R$ 4,2 a 4,8 milhões, somando as quatro unidades. Para o projeto de franquias, já foram investidos mais de R$ 100 mil, desde a consultoria para a formatação e melhora da estrutura. O investimento para abrir uma unidade varia entre R$ 200, R$ 280 e R$ 350 mil, dependendo do modelo de gestão escolhido que pode ser delivery, balcão e salão respectivamente, variando de acordo com a região e porte da cidade. A taxa de franquia sai a R$ 40 mil, as taxas de royalties são de 5% e 1,5% de publicidade.

“Preparamos todo um planejamento, manuais de produção e montagem, e claro a logística de distribuição para que o projeto possa ser expandido”, explica o sócio.

Com interessados em várias cidades por todo o país, no momento, a empresa está focada na expansão em espiral. “Queremos estar no máximo de cidades satélites de Brasília, num primeiro momento e até um raio de 200 km da capital”, finaliza.

Padrão de qualidade

Um dos grandes desafios de qualquer franquia é manter o padrão em todas lojas, desde a estrutura até o menu. O cardápio foi todo desenvolvido pelo experiente chef Aquiles França, que também é um dos sócios da marca. Os hambúrgueres têm receitas exclusivas, com produção diária e um blend 100% angus de fraldinha e costela de um dos maiores fabricantes de angus do país, garantindo a segurança e qualidade para os franqueados.

No cardápio, as delícias buscam atender todos os públicos. Hambúrgueres de carne, frango, vegetarianos e veganos. Acompanhamentos como batatas rústicas e palitos, chips de mandioca, coxinhas, onion rings e palitos de queijo. Sem falar nas irresistíveis sobremesas – os famosos milkshakes de diversos sabores como Ferrero Rocher, Passatempo e Frutas Vermelhas, Pasteizinhos de Nata e o Capelinha – um Grand Gateau de chocolate com picolé de gianduia, brigadeiro de ninho e morangos frescos.

Um dos grandes diferenciais da marca é a estrutura e ambientação das lojas. Tudo pensado para proporcionar um espaço ideal para um encontro com os amigos e a família. As paredes de tijolos, a iluminação indireta, a mobília industrial e o contraste do preto com o vermelho criam um clima rústico e ao mesmo tempo moderno e aconchegante.

A hamburgueria matriz possui um manual de produção e montagem para todas as outras seguirem à risca o padrão da marca. O objetivo é que um cliente que lanche na matriz, tenha o mesmo atendimento e satisfação em uma loja recém montada.

E para quem tem interesse em saber como funciona o processo, Thales explica. “Os interessados respondem a um questionário, avaliado por uma equipe especializada, que vai traçar o perfil, além de analisar a localização onde será aberta a nova franquia. Estando de tudo de acordo com os requisitos, inicia-se o processo de instalação”, finaliza.