Halipar leva Halifood para a Expo Franchising ABF Rio

Gestora de redes premiadas, Griletto, Montana Grill, Jin Jin, e Croasonho, estará na feira entre amanhã e sábado (17), no Rio de Janeiro

Halifood Alphaville Campinas / Foto: Rodrigo Moraes

No estado do Rio de Janeiro, o faturamento do setor de franquias foi 16,3% maior no 2º trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, com mais de R$ 4,6 bilhões de receita, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Nacionalmente, o setor cresceu 16,8% no 2º trimestre deste ano e, no semestre, a alta foi de 12,9%, em comparação a iguais períodos de 2021. No segmento alimentação/food service, a variação foi de 22,3% e 16%, respectivamente. Com o mercado aquecido, a Halipar (Holding de Alimentação e Participações), que gerencia as redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, participará da Expo Franchising ABF Rio 2022, entre amanhã (15) e sábado (17), no Expo Mag, na Região Central da capital fluminense.

Durante o evento, o grupo apresentará, além de novidades em cardápios e produtos das quatro marcas, os diferenciais do Halifood, modelo de negócio que reúne duas ou mais de suas redes em um mesmo espaço, com cozinha compartilhada e sistema único. O projeto, que também pode ser comparado a uma praça de alimentação, visa oferecer múltiplas experiências aos clientes, durante o almoço ou jantar, na parada para um lanche ou mesmo happy hour.

A Halipar, que só no primeiro semestre deste ano inaugurou, em oito estados, 23 lojas de suas quatro redes e faturou cerca de 20% a mais, comparado ao mesmo período de 2019 (antes da pandemia), visa mais do que expandir em volume de unidades: o foco da holding é promover seu portfólio de oportunidades para atuais e futuros investidores e profissionais interessados em empreender. “O Halifood, em especial, atende a uma tendência de mercado por negócios mais dinâmicos, com operações otimizadas e integradas, com foco na redução de custos, ao mesmo tempo em que alcançam públicos diversos, levando as marcas para diferentes espaços e regiões”, comenta Ricardo José Alves, CEO da Halipar.

A feira é realizada pela ABF e organizada pela empresa Duas Marias Eventos e Produções. Com a presença de cerca de 200 franquias, de segmentos variados, a expectativa da organização é movimentar R$ 100 milhões em negócios e receber 25 mil visitantes.

Foco na recuperação

Com o fechamento do comércio imposto pela pandemia de Covid-19, a Halipar não mediu esforços para viabilizar a continuidade das operações durante o período mais crítico: intensificou o atendimento das marcas via delivery, abriu mão de receitas e reduziu outras, além de ter atuado junto a fornecedores e shopping centers, onde estão concentradas cerca de 90% das lojas do grupo, negociando pagamentos e prazos, entre outras medidas.

“Nos aproximamos ainda mais de nossos parceiros, para ajudá-los a atravessar a crise sem grandes sequelas. Fortalecemos o Conselho de Franqueados e criamos o Programa Sempre Presente, com encontros periódicos virtuais para discutir o cenário e estratégias, estimulando, inclusive, a participação deles na elaboração do planejamento das redes, como, por exemplo, para reformular cardápios e lançar produtos”, acrescenta Alves.

Durante o período, a holding também aproveitou para atualizar a comunicação visual de suas unidades (materiais impressos e no digital/TVs) e aplicou treinamento on-line para os gerentes das operações. “Mais do que agir para minimizar os efeitos na saúde financeira das redes e evitar demissões, nos empenhamos em capacitar todas as unidades e seus colaboradores, preparando-os para a retomada, que chega acompanhada de novas formas de consumo”, completa o CEO.

Redes premiadas

A Jin Jin foi a vencedora do Prêmio ABF Destaque Franchising na categoria Franqueadora do Ano. A conquista foi revelada no último dia 29 de abril, durante a cerimônia da 31ª edição do Selo de Excelência em Franchising, concedido pela entidade às empresas que se destacam no relacionamento com os franqueados. A marca ainda foi homenageada por ter alcançado 20 chancelas. Na mesma noite, Griletto, Montana Grill e Croasonho também receberam o Selo de Excelência. Agora, as redes somam 54 selos, no total.

Já no dia 21 de junho, foi a vez do Montana Grill: a rede foi eleita a Franquia do Ano, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O reconhecimento foi divulgado durante evento online do Prêmio Melhores Franquias do Brasil 2022, concedido às redes que alcançaram a avaliação 5 Estrelas, em pesquisa apurada com o apoio da Serasa Experian, que considera o desempenho, qualidade e satisfação do franqueado em relação à marca. O Montana Grill foi o grande vencedor do prêmio cuja a escolha é feita com base nos critérios de credibilidade da rede, relevância econômica do negócio e reconhecimento da marca no mercado.

Ainda, na pesquisa da publicação, Montana Grill, Griletto e Jin Jin lideram o ranking das melhores franquias do segmento Alimentação, ocupando a primeira, segunda e terceira posições, respectivamente. Já a Croasonho é a terceira melhor franquia na categoria Cafeteria e Confeitaria.

SERVIÇO

Expo Franchising ABF Rio 2022
Data: de 15 a 17 de setembro de 2022
Local: Expo Mag
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 11h às 20h