O Grupo Trigo – holding de franquias de alimentação, um dos maiores operadores de comida asiática do país e dono das marcas China In Box, Gendai, Spoleto, Koni, LeBonTon e Gurumê – é um dos expositores que participará da 30º Edição da maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2023, que acontece de 28 de junho a 1 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Este ano, o principal objetivo da Companhia durante o evento é alcançar as metas anuais estabelecidas no plano de expansão das marcas China in Box, Gendai e Spoleto. A holding também aproveitará o momento para apresentar ao mercado como os dados são utilizados como elementos-chave no sucesso das redes e os seus novos negócios.
Para as redes de franquia China in Box e Gendai – que foram adquiridas pelo Grupo Trigo em 2021 – o foco permanece a ampliação das marcas no Grupo. Até o final de 2023, a meta é assinar 33 novos contratos para China In Box e 13 para Gendai. Já em Spoleto, o foco é continuar abrindo restaurantes em potenciais locais já mapeados, prevendo18 novas franquias até o final do ano. O Sul do país e as cidades do interior continuam sendo as áreas de interesse para crescimento das três marcas.
“Nossos esforços estão em crescer os negócios adquiridos recentemente, aumentar o número de restaurantes da nossa maior marca, além de desenvolver inovações e implementar tecnologias para análise de dados e uma melhor experiência de consumo dos nossos clientes”, afirma Tom Moreira Leite, CEO do Grupo Trigo.
A novidade deste ano no estande é a presença do equipamento de autoatendimento dos restaurantes que nasceram ou já se transformaram no modelo digital. Os visitantes poderão simular a experiência de consumo dos clientes no China in Box, Gendai e/ou Spoleto. Além disso, quem preencher o formulário de interesse em abertura de franquia também concorrerá a kits com produtos exclusivos das marcas China in Box e Gendai. “O time de expansão presente no estande será responsável por todas as orientações de como funciona esse modelo de negócio 100% digital, além de explicar como a franqueadora apoia o franqueado antes, durante e após a abertura da franquia e os pré-requisitos dos candidatos”, completa Michel Jager, diretor de Customer Experience, Branding, ESG e Delivery do Grupo Trigo.
O Grupo está confiante de que a feira trará bons resultados e busca criar relações com os seguintes perfis de candidatos: os que querem empreender por necessidade, aqueles que desejam abrir mais uma franquia do próprio grupo e quem é um franqueado com multiunidades ou multimarcas. “Queremos fechar bons negócios com esse público e, consequentemente crescer o número de restaurantes do China in Box, Gendai e Spoleto”, finaliza Isabel Medeiros, diretora de Expansão e Gente e Cultura do Grupo Trigo.
Dados como elementos-chave dos negócios das Redes
O Grupo Trigo é hoje uma empresa data driven, ou seja, guiada por dados. Todas as áreas da holding já se beneficiam da capacidade de enxergar os dados dos restaurantes e informações sobre os consumidores para tomadas de decisão. O programa de fidelidade próprio – através do benefício do cashback aos consumidores – tem um papel fundamental nessa estratégia da Companhia. “É através do programa de fidelidade que captamos as informações dos nossos clientes e conseguimos conhecer os seus hábitos de consumo. Com esses dados em mãos, podemos tomar decisões estratégicas, desenvolver comunicação direcionada aos clientes e proporcionar uma melhor experiência deles com as nossas marcas”, explica Rodolfo Dana, diretor de Growth Marketing do Grupo Trigo.
A marca Spoleto é um case de sucesso desse modelo de programa de fidelidade da holding. Com mais de 4 milhões de inscritos, o MIO Spoleto apresenta números expressivos de adesão ao benefício. Na média do primeiro semestre de 2023, 43% dos clientes que entram nos restaurantes espalhados pelo Brasil aderem ao programa de Fidelidade. Já quando selecionado os 100 restaurantes com maior engajamento no programa, é possível observar um número ainda mais expressivo: 7 a cada 10 clientes aderem ao programa, ganhando dinheiro de volta, voltando mais vezes ao Spoleto e estreitando o relacionamento com a marca.
O início da jornada de dados dentro do Grupo Trigo nasceu em 2014 com investimento em uma empresa de fidelidade. Atualmente, a Companhia possui um time interno dedicado à área. “Evoluímos muito em termos de informações e análises referentes a clientes e produtos. Agora, estamos dedicados a evoluir a análise dos dados da operação do nosso negócio, pensando em torná-la mais eficiente, com uma refeição mais saborosa e com uma melhor experiência para o cliente, para que possamos cada vez mais entregar o nosso propósito, que é: Democratizar a Boa Culinária”, afirma Rodolfo Dana.
Novos Negócios do Grupo Trigo
Além das redes de franquias já conhecidas (China In Box, Gendai, Spoleto, Koni e LeBonTon), do restaurante próprio premium de comida japonesa (Gurumê) e das 18 marcas 100% digitais (Gokei, Owan, Kohala Poke, Banketto, Kane Poke, Giusto, Risoto do Spoleto, Saladas do Spoleto, Kissô, Poke do Koni, Hoa Poke, CTC, Gokoni, Kohala Açai, Kapua Poke, Farine, Mammazita e Le Frangô) que operam no modelo de dark kitchens e vendem somente via delivery, o Grupo Trigo tem investido em novos negócios.
Recentemente, a holding anunciou o lançamento da marca de varejo Spoleto para Supermercados, que chegará as gôndolas do país a partir do segundo semente desse ano. Há, ainda, o projeto de uma marca que nasceu no digital e está migrando para o ambiente físico, seguindo a tendência de mercado da demanda por franquias de investimentos menores – a partir de R$ 150 mil. A Companhia também está pilotando no Rio de Janeiro, em parceria com um pool de empreendedores, uma loja de conveniência com foco em lifestyle e presença de mix de produtos com curadoria apurada, além de um ponto de encontro para os moradores do bairro.