Conhecido nacionalmente como uma boa oportunidade para quem quer começar o próprio negócio, o mercado de franquias já conquistou uma parcela importante da economia brasileira, movimentando muitos empreendimentos e gerando empregos em diversos cantos do país.
Com saldos positivos registrados no ano passado, as franquias brasileiras faturaram 7% a mais do que o arrecadado em 2017, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para muitos empresários, ter sua marca consolidada em solo brasileiro, além de ser uma grande conquista, é o início de outra etapa do franchising: conquistar novos mercados fora do Brasil.
Essa nova etapa do franchising nacional deixou de ser uma possibilidade remota para se tornar o curso natural de grandes nomes relevantes do setor, como o Banneg – Banco de Negócios e a San Martin Corretora de Seguros que estão de malas prontas para participar de uma das maiores feiras de franquias do mundo, a Franchise Expo Paris, na França. “Fomos convidados pela ABF para participar do evento e após uma visita à Europa conversamos com os investidores e entendemos que essa seria uma oportunidade para apresentarmos as marcas no exterior”, explica Carlos Alexandre Gomes, presidente do Grupo Seleta Franchising, detentor das marcas.
Para Gomes, como as marcas já estão consolidadas no Brasil esse é o momento ideal para sentir novos mercados. “Antes de começar o processo de internacionalização é necessário saber se há espaço para atuar nesse novo mercado. Tudo é novidade e apesar de conhecermos na teoria como funcionam os negócios na Europa, as coisas na prática são bem diferentes”, explica.
O cenário francês
Com mais de 67 milhões de habitantes, a França é referência entre as maiores economias globais: dona do sexto maior PIB do mundo, o país é um grande influenciador cultural e político entre os países europeus.
Assim como no Brasil, o mercado de franquias francês está em alta e apresenta bons resultados: em 2018 foram registradas mais de duas mil redes de franquias no país, com um total de 75.193 unidades franqueadas que, juntas, movimentaram 62 bilhões de euros, segundo a Federação Francesa de Franchising (FFF). A geração de empregos também é expressiva e estima-se que cerca de 700 mil pessoas estejam empregadas, direta ou indiretamente, por conta deste setor.
“Estar na Europa é estar no centro do mundo e participar da Franchise Expo Paris é uma chance de sondar o mercado europeu como um todo: como funciona a legislação dos países que temos interesse, quais as melhores formas de atuação, enfim, tudo que envolve investir em outro país”, explica o presidente.
Independentemente dos resultados obtidos na feira, todos os documentos necessários para abrir uma unidade do Banneg ou da San Martin, como a Circular de Oferta (COF), por exemplo, já estão passando por adaptações para receberem a consulta do público estrangeiro.
Neste primeiro momento o grande foco das marcas é promover o interesse de possíveis investidores europeus. Na visão de Gomes esta etapa é crucial, pois a partir dela é possível reconhecer se algumas mudanças serão necessárias para implantar o modelo de negócio em um novo mercado: “A feira de Paris é um dos maiores eventos do cenário mundial de franquias. Estar lá reforça nossas marcas e o nosso interesse em expandi-las. Toda a Europa é desejada por conta da força de seu comércio, mas nesse primeiro momento nosso interesse maior é em Portugal, principalmente por conta da língua. Esse fator terá grande peso para nossa aproximação”.
Oportunidade única
Além de possuírem uma vasta experiência no mercado de franquias, Banneg e San Martin são marcas reconhecidas e aprovadas pelo público brasileiro. Ambas possuem mais de dez anos de estrada e, juntas, somam mais de 400 unidades franqueadas ao redor do Brasil.
Com a pretensão de conquistar 400 novas unidades no país ao longo deste ano, o Banneg comercializa diversos serviços do mercado financeiro (como empréstimos, financiamentos, consórcios, entre outros) através de dois modelos de negócio, home office e standard, com investimentos iniciais a partir de R$31.900,00. O diferencial da marca é oferecer as melhores taxas do mercado.
Também com duas modalidades de negócio (home office e loja física), a San Martin pretende somar mais cem unidades franqueadas para 2019. Oferecendo mais de 120 serviços da área de seguros (como seguros de vida, saúde, imobiliário, residencial, etc.), os produtos da rede são destinados a pessoas físicas e jurídicas, e a partir de R$29.900 é possível se tornar um franqueado.
“Esse vai ser o grande momento de apresentarmos todo o trabalho que consolidamos ao longo de todos esses anos. Essa troca de experiência com marcas que já têm uma história de sucesso no mercado europeu também será uma ótima oportunidade porque poderemos acompanhar de perto as tendências do mercado internacional e dar mais esse passo para o Banneg e a San Martin”, finaliza Gomes.
O evento
A Franchise Expo Paris acontecerá entre os dias 17 a 20 de março no Porte de Versailles, na capital francesa.