Das 33 novas unidades previstas no plano de expansão do Grupo J. Alves para 2016, 30% concentram-se na região Nordeste. A holding, um dos três maiores grupos de alimentação do Brasil, administra as redes Griletto e Montana Express e estará presente na ABF Expo Nordeste, que ocorre de 3 a 6 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Esta é a 3ª vez que o Grupo J. Alves participa com a marca Griletto e a primeira vez com as duas redes. Para o próximo ano, a expectativa de faturamento do Grupo J. Alves é de R$ 440 milhões.
“O Nordeste é um mercado menos saturado e seu povo é acolhedor, aberto a novas ideias. Por isso, enxergamos a região como um excelente potencial de negócios e vamos trabalhar para ampliar a oferta dos nossos serviços e produtos aos consumidores e, aos franqueados, toda nossa expertise em treinamento e consultoria”, afirmou Ricardo José Alves, fundador da rede Griletto e presidente do grupo J. Alves. A holding vai focar os investimentos nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará.
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as regiões Norte e Nordeste somaram 18% da receita da indústria do franchising no primeiro semestre deste ano. O Sudeste respondeu por 59%, a região Sul (16%) e a Centro-Oeste (8%).
Atualmente, o Griletto está presente em dez cidades do Nordeste: João Pessoa, Fortaleza, Vitória do Santo Antão, São Luis, Maceió, Arapiraca, Teresina, Recife, Caruaru e São José do Ribamar. O Montana Express pode ser encontrado em Natal, Maceió, Teresina e Juazeiro do Norte.
Segmento
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de Alimentação, o mais expressivo segmento individual do franchising, registrou aumento de 12% no faturamento no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Passou de R$ R$ 11,4 bilhões para R$ 12,7 bilhões.
“O franchising está sofrendo menos do que as outras indústrias. O franqueado está sentindo a pressão dos custos, porém, menos que o empreendedor individual. O poder de negociação em rede beneficia a todos”, diz Cristina, presidente da ABF.
“Estar em praças de alimentação nos proporcionou uma oportunidade na crise, já que absorvemos uma parcela do público que costumava frequentar restaurantes. Além disso, a aquisição do Montana Express nos deu maior poder de negociação com os fornecedores, o que nos permitiu não repassar custos aos clientes” afirmou o presidente do Grupo J. Alves. Mensalmente, as duas marcas consomem cerca de 200 toneladas de carne, sendo 70% de origem bovina.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!