Nos primeiros meses do ano o setor de franchising no Brasil faturou R$41,464 bilhões um aumento de 5,1% no mesmo período de 2018 – no primeiro trimestre desse ano, segundo dados apontados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ribeirão Preto faz parte desse crescimento. No ano passado a cidade registrou 360 franquias instaladas na cidade, enquanto que em 2017 eram 314 marcas.
Ainda segundo a ABF, Ribeirão Preto conta com 755 unidades de franquias, um aumento de 13% comparado com 2017. O segmento de alimentação é o que mais registra lojas ativas na cidade, ao todo são 236 unidades, seguida de Saúde, Beleza e Bem-Estar com 126 unidades e Moda com 113.
E para aproveitar esse bom momento, no próximo dia 18 de julho, ocorrerá a Franchise4U, no Stream Hotel, das 9h às 20h, em Ribeirão Preto. O evento promove o encontro entre franqueadoras e pessoas interessadas em investir no franchising. Trata-se de reuniões pré-agendadas com duração de cerca de 30 minutos.
Franquias baratas
Hoje, entre as melhores opções, as microfranquias continuam sendo uma boa saída para começar negócio próprio, já que exigem investimento até R$90 mil, ideal para aqueles que não dispõem de muito capital.
Participante assíduo de feiras de empreendedorismo, Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia, estima que desde que entrou para o mercado de franchising em 2011 já rodou mais de 150 feiras levando as suas cinco marcas, que juntas somam cerca de mil unidades espalhadas por todo o Brasil.
Mol ressalta que as cidades do interior, principalmente do estado de São Paulo, que acompanha o progresso do setor de franquias, tem despertado o seu interesse para expansão das microfranquias, inclusive Ribeirão Preto.
É o caso da Acquazero, especializada em lavagem ecológica automotiva, que utiliza apenas 300 ml de água em seus procedimentos, promovendo a economia de 320 litros a cada carro lavado – o segmento de Serviços Automotivos registrou a segunda melhor variação do franchising, crescendo 12,7% no primeiro trimestre e faturando R$1,5 bilhão. A rede busca por franqueados do interior paulista para atuarem home office com investimento a partir de R$10 mil (incluindo taxa de franquia e capital de giro). Atualmente a Acquazero conta com 240 unidades em operação, dentre elas, uma está situada em Ribeirão Preto.
Outro setor que apresentou bons resultados neste primeiro trimestre foi Hotelaria e Turismo com crescimento de 3,2% e faturamento de R$3 bilhões. A Encontre Sua Viagem, opção da holding para o setor, agencia destinos para roteiros no mundo todo. São 150 mil opções de hotéis e parcerias firmadas com praticamente todas as companhias aéreas do mundo – a partir de R$11.990 é possível se tornar um franqueado e optar trabalhar home office ou investir um pouco mais (R$40 mil) para tocar o negócio em uma loja física. O modelo é ideal para shopping center, bem como lojas de rua.
Esse mesmo valor de investimento é cobrado pela Quisto Corretora de Seguros que oferece mais de 90 serviços da área. Novata no franchising (ingressou no mercado há um ano), a rede já conta com 70 unidades franqueadas e está em expansão por todo o país com o intuito de registrar 200 novas franquias neste ano. Cidades do interior despertam a atenção da marca devido a facilidade de fidelização de clientela.
Outro setor que continua em alta no mercado é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Somente no primeiro trimestre cresceu 9,2%, registrando 6,7% em novas unidades. Para quem está pensando em investir nesse setor, a holding oferece negócios para a SUAV, rede de estética e cuidados femininos express (sem hora marcada). Os serviços da franquia englobam esmalteria, design de sobrancelhas, depilação e fotodepilação. São cinco modalidades de negócio com investimentos iniciais de R$69.900. A marca vê grande potencial em cidades do interior, inclusive o foco neste segundo semestre são as cidades acima de 200 mil habitantes, com possibilidade de abrir loja de ruas, store in store e também em shopping center.
“Nos últimos meses percebemos otimismo dos brasileiros que estão em busca de investirem em algo. Por isso esse é o momento de planejamento. Aproveitar essa oportunidade gratuita que a cidade está oferecendo para conhecer melhor e de perto um pouco mais sobre franquias”, enfatiza Mol.
Gostou de alguma dessas marcas? Essa é a oportunidade para tirar as dúvidas sobre o mercado de franquias em mais uma edição da Franchise4U. A maioria dos negócios não exige experiência no segmento, mas sim identificação com o que busca abrir, e claro, muita força de vontade. A franqueadora é a responsável por transmitir todo know-how e suporte necessário para auxiliar o empreendedor nessa nova jornada.
A feira
A edição em Ribeirão Preto (SP) da Franchise4U será no Stream Hotel, localizado na rua General Osório, 850, centro. O evento será no dia 18 de julho das 9h às 20h.