Empreender faz parte do sonho de boa parte das pessoas. E é com o intuito de alcançar um número maior de franqueados, que a holding Encontre Sua Franquia busca em terras estrangeiras empreendedores para as marcas Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e SUAV (foco em serviços de beleza express). O negócio é ideal, inclusive, para brasileiros que moram em outros países, bem como populares locais.
Henrique Mol, presidente da holding, afirma que há mais de um ano vem estudando o mercado lá fora. “Buscamos entender as necessidades que temos – mundialmente falando – e a maturidade dos nossos negócios internamente, e percebemos que esse era o momento ideal para expandir no exterior duas de nossas redes de franquias”, conta o empresário.
Segundo dados apontados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018 havia 145 redes nacionais adotando a expansão ao exterior em 114 nações, tendo as áreas de destaque: Moda (45 redes); Saúde, Beleza e Bem Estar (25 redes) e Alimentação (22 redes).
Serviço sustentável
Desde 2009 no franchising, a Acquazero possui grande potencial de expansão tendo em vista se tratar de uma rede sustentável, ligada à questões de crise hídrica; um dos maiores problemas enfrentados no planeta para economia de água. A rede tem como grande diferencial o uso de apenas 300ml de água, de forma ecológica, oferecendo mais de 15 serviços seguindo esse conceito e uso de produtos biodegradáveis.
A Acquazero conta atualmente com 240 unidades espalhadas por diversas cidades do Brasil operando através de quatro modelos de negócios: Home office, Prime, Standard e Satélite, sendo esse último o foco para expansão em outros países.
“Esse modelo de negócio tem funcionado muito bem aqui no Brasil, inclusive vem crescendo em ritmo acelerado, estudamos muito ele e outros formatos. Estive conversando com pessoas lá fora, visitando outros países para entender um pouco da realidade e entendemos que temos hoje nesse mercado de estética automotiva o modelo mais estruturado, até mesmo comparando com outros já em atividade no exterior”, explica.
Beleza com agilidade
Após entrar no franchising em 2017 a rede SUAV começou seu plano de expansão acelerado. Considerada a maior franquia de estética express em número de unidades em Belo Horizonte (MG) – cidade berço da marca – a rede soma 20 unidades em operação distribuídas por outros estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Acre, Pará e Paraná.
A SUAV oferece serviços express sem a necessidade de agendar horário, ideal para mulheres economicamente ativas que não conseguem marcar horário no salão, além ainda de poder contar com mais de um tipo de serviço na mesma estrutura, economizando tempo do cliente e aumentando o faturamento do franqueado.
A franquia oferece cinco modelos de negócios desde modelos compactos a mais estruturados com os serviços mais procurados pelas mulheres como depilação a cera, esmalteria, design de sobrancelha e fotodepilação.
“Quando falamos nos serviços que oferecemos temos uma boa receptividade desse negócio fora do país, o que possibilita ainda mais chances de sucesso no processo de internacionalização”, enfatiza Mol.
O empresário salienta ainda que vem recebendo muitos contatos de pessoas fora do Brasil querendo levar as marcas para outros países, mas primeiro busca o franqueado Satélite no mercado internacional para depois abrir as possibilidades de franqueado para operar na loja física.
Expansão mundial
Henrique reforça que o interesse das redes de franquias para expansão é mundial, para isso, participará ativamente de feiras de franquias para apresentar ambas as marcas aos populares locais. Recentemente a holding participou de feira em Bogotá (Colômbia), Lima (Peru) e Macau (China). Ainda neste semestre está previsto a participação da Acquazero e SUAV nos países como Argentina e Portugal.
O empresário revela que a intenção foi começar o projeto de internacionalização por mercados mais fáceis, porém já estão seguindo para mercados mais complexos, entre eles, a Europa, principalmente Portugal, além da América Latina e Estados Unidos.
A taxa de investimento é baseada no potencial de cada mercado, tendo um investimento médio total de 80 mil dólares.
Modelo Satélite
A expansão internacional das redes Acquazero e SUAV ocorrerão através do modelo Satélite, que é algo que se aproxima muito do máster-franqueado. “O franqueado vai ter uma concessão daquele território, mas ele vai ter uma participação ativa da franqueadora”, diz Mol.
Ativa no sentido em que toda parte de expansão acontecerá aqui no Brasil junto a holding, ou seja, quando o investidor interessado em abrir uma unidade entrar em contato localmente a ligação será direcionada ao Brasil. Para isso, a holding está criando uma estrutura interna somente para esse processo de internacionalização, com colaboradores que falam fluentemente espanhol e inglês, e assim, desenvolver todo o processo comercial, além da parte de operação e marketing.
Recentemente o grupo Encontre Sua Franquia mudou de escritório em Belo Horizonte (MG) para uma estrutura ainda maior, onde possibilitou aumentar a equipe de colaboradores em diversos setores e aprimorar o suporte aos franqueados.
“Esse é um formato que vem dando muito certo em outras redes e que tem esse processo mais avançado em outros países. Porque você precisará lá na ponta de menos estrutura do franqueado Satélite e você consegue aproveitar dessa estrutura já grande do outro lado (franqueadora) para expansão”, afirma.
O franqueado Satélite possibilitará auxiliar no conhecimento do mercado e cultura, além da captação de possíveis investidores interessados em abrir unidades. Ele é responsável também na negociação validando o negócio, para isso, será necessário ter uma loja modelo localmente.