Precursora de um conceito de casual dining verdadeiramente brasileiro que valoriza tanto a gastronomia quanto bebidas autênticas nacionais, com destaque para a cachaça, a Água Doce Sabores do Brasil traz novidades a 28ª edição da ABF Franchising Expo. A maior feira de franquias do Brasil e a de maior visitação do mundo irá receber como opção de investimento o Rei do Escondidinho. O novo modelo de negócio foi formatado com base no prato que é campeão de vendas da rede: o Escondidinho. Também há outras alternativas aos que preferem apostar em uma unidade da Água Doce, já que a marca apresenta dois modelos: o tradicional e o express. O evento será realizado de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Durante a iniciativa, o grupo irá apresentar aos que desejam investir no próprio negócio três modelos diferenciados: Água Doce Sabores do Brasil, Água Doce Express e Rei do Escondidinho, que é a grande novidade. A inspiração, como é de se imaginar, veio do prato que é o queridinho e campeão de vendas da Água Doce. Vislumbrando uma nova oportunidade no mercado, foram feitos alguns estudos para lançar este modelo de negócio, no formato de quiosque, para ser implantado preferencialmente em shopping centers, centros comerciais, supermercados e outros pontos com grande circulação de pessoas. O grande diferencial é que as lojas irão oferecer além das tradicionais opções salgadas, irresistíveis combinações doces do prato. Para abrir uma franquia da marca, o investimento inicial é de, aproximadamente, R$ 168,5 mil. Vale ressaltar que neste valor já está incluso taxa de franquia, capital de giro, equipamentos, utensílios, o quiosque e o sistema de automação, entre outras despesas.
A marca também lançou recentemente um modelo mais enxuto voltado também para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas. A Água Doce Express, como é chamado, explora o conceito de alimentação rápida em porções individuais. A nova formatação traz opções adaptadas do cardápio original da rede, sem perder o sabor autêntico da culinária brasileira. Além disso, esta é uma alternativa aos que desejam abrir uma unidade da marca com um investimento menor de, em média, R$ 270 mil.
Para quem deseja investir em uma operação tradicional, com um cardápio robusto de acento tropeiro, os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. O investimento para abrir este modelo de negócio gira em torno de R$ 650 mil.
“Acompanhando os resultados do setor de alimentação no mercado de Franchising, que cresceu 2,5% no primeiro trimestre de 2019, fechamos o ano de 2018 com um aumento de 9% no faturamento da rede. Além disso, vimos uma oportunidade de expansão em shopping centers por meio dos modelos Rei do Escondidinho e Água Doce Express, enquanto seguimos com as lojas de rua com a Água Doce Sabores do Brasil. Digo isso, pois dados da ABF mostram que após alguns anos de queda, cresceu a participação dos shoppings enquanto local do ponto de venda, passando de 21,5% em 2018 para 24,9% em 2019. Ou seja, estamos no caminho certo”, revela o diretor de franquias da Água Doce, Julio Bertolucci.
Em 2019, o plano de expansão visa todo o Brasil para os modelos da Água Doce Sabores do Brasil e, inicialmente, São Paulo para os modelos Express e Rei do Escondidinho. Para isso, são esperadas cinco lojas da Água Doce Sabores do Brasil, 15 da Água Doce Express e ao menos cinco do Rei do Escondidinho. Hoje são 78 unidades em operação, sendo três no modelo Express localizadas em Tupã, Bauru e Barueri, todas no estado de São Paulo.