Depois de passar por um profunda reformulação interna (gestão) e externa (posicionamento das marcas), especializando-se, de ponta a ponta, o Grupo Afeet detentor das bandeiras Authentic Feet, Artwalk, Magic Feet e Tennis Express – direciona seus esforços, agora, para a expansão, com olhos voltados especialmente para o sul do Brasil.
Atualmente, a empresa possui 12 lojas em operação na região, sendo sete da Authentic Feet, uma da Artwalk, uma da Magic Feet e três da Tennis Express, e a expectativa é dobrar esse número até o final de 2017. Entre as cidades-alvo estão: Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Caxias e Novo Hamburgo, sem deixar de lado a necessidade de reforço em Porto Alegre e Curitiba. “São mercados importantes não só para ampliar a visibilidade das marcas, mas também para garantir uma cobertura maior nessa Região, que detém o segundo maior PIB do Brasil”, pontua o gerente de expansão do Grupo Afeet, Rodrigo Faria.
O executivo detalha que todo o trabalho de mapeamento de pontos de vendas estratégicos e de seleção de candidatos a franquia já foi iniciado, esse último em total consonância à nova diretriz da empresa, a segmentação 360°. Nela, as diferentes áreas, vertente e funções passaram a ser estruturadas para entender e atender as demandas de um determinado público-alvo, em sintonia com cada bandeira da rede.
Representando, atualmente, 45% do mercado de produtos esportivos no Brasil, a meta de expansão da empresa, em geral, para a região é abrir 40 novas unidades até o final do ano que vem, e outras 160 até o final de 2020, batendo a marca de 400 unidades em operação até lá. “Para atingirmos essa meta final, adotaremos, inicialmente, esse foco de expansão primário para o Sul do País, calçados nessa estratégia sólida da segmentação 360°”, ressalta Faria.
Outras regiões no radar
Além de desbravar a região Sul do país, o grupo também desenvolverá prioritariamente outras regiões estratégicas como Brasília, Fortaleza, Maceió, Natal e Salvador. Outras 31 cidades também estão no radar e já sendo mapeadas, quanto ao total de população, renda, shoppings e fluxo. “Porém, mais do que atingir a meta, nossa busca é por encontrar potenciais candidatos à franquia que tenham não só a capacidade de investimento, mas também alguma experiência no varejo e identificação com o ramo calçadista, levantando, inclusive, suas semelhanças de perfil com a marca almejada e, consequentemente, com o público que ela atende.”
Aos novos franqueados, a rede oferece toda uma estrutura de treinamento, capacitação, auxilio no planejamento de marketing e comercial, além de negociações verificando, por exemplo, os corredores com melhor fluxo e/ou melhor custo-benefício), além de toda expertise do mercado esportivo que o Grupo carrega ao longo desses 21 anos de varejo brasileiro.
“Entendemos que, em um cenário de crise, sobrevivem as empresas que estão estruturadas e que possuem diferenciais competitivos de mercado, uma vez que o consumidor final fica mais seletivo e exigente, fazendo com que o lojista tenha de entregar não somente um produto, mas um produto com valor agregado, contendo tecnologia, atendimento qualificado e pós-venda. Toda essa dinâmica será analisada nessa nova etapa, não só do Grupo em relação aos candidatos, mas, principalmente dos candidatos em relação ao Grupo, que consequentemente estão mais criteriosos e propensos a investir em opções menos arriscadas na hora de montar o próprio negócio”, finaliza Faria.
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