Grupo Acolher e Cuidar Franchising inova com estratégias que personalizam o atendimento ao paciente

Franquia com foco na realização da prestação de serviços domiciliares em saúde através do atendimento de cuidador de idosos, fala como é possível estabelecer um novo padrão de cuidado de alto impacto

O Brasil enfrenta uma transformação demográfica acelerada, marcada pelo envelhecimento de sua população, um fenômeno impulsionado pela redução na taxa de fertilidade e pelo prolongamento da expectativa de vida. Esse padrão, comum em diversas nações, manifesta-se no Brasil com uma velocidade significativa.

Conforme revelado pelo Censo de 2022, a parcela de cidadãos com 65 anos ou mais alcançou 10,9% do total da população, o que representa um marco histórico. Em números absolutos, entre os 203,1 milhões de brasileiros, 22,2 milhões encontram-se nessa faixa etária. Este índice é o mais elevado já registrado desde a realização do primeiro censo nacional em 1872, evidenciando uma mudança significativa na composição etária do país e sinalizando importantes desafios e oportunidades para a sociedade brasileira

Portanto, a crescente população idosa coloca um foco maior na necessidade de cuidados de saúde específicos para idosos, bem como em programas de promoção de saúde e qualidade de vida para pessoas acima de 60 anos.

Empreendedorismo de alto impacto

Estevam Oliveira, CEO do Grupo Acolher e Cuidar Franchising, conta que com a alta taxa da população idosa, o empreendedorismo de alto impacto vem ganhando força e crescendo pelo país.

“Trata-se de uma atividade empreendedora que busca transformar significativamente o setor da saúde por meio de inovações, avanços tecnológicos ou modelos de negócios disruptivos. Essas iniciativas geralmente se concentram em resolver problemas complexos e desafios do setor de saúde de maneira inovadora e sustentável. O objetivo das ações é gerar impacto positivo significativo na saúde e bem-estar da população”, diz.

Estratégias

Para garantir o atendimento eficiente e humanizado de pacientes idosos, o Grupo Acolher e Cuidar adota estratégias que levam em consideração as necessidades específicas dessa população. Isso inclui a capacitação de profissionais de saúde para a comunicação empática, o respeito à autonomia e à dignidade dos idosos, o fornecimento de informações claras e compreensíveis, a adaptação de ambientes de cuidados para maior acessibilidade e segurança, bem como a coordenação de cuidados entre diferentes especialidades e profissionais.

Além disso, a integração de dispositivos de monitoramento remoto e aplicativos de saúde facilita a coleta de dados vitais e a comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes idosos e seus familiares, proporcionando um acompanhamento mais eficiente e personalizado.

Estevan pontua que o uso de tecnologia também pode melhorar a acessibilidade à informação de saúde, permitindo que os idosos tenham maior autonomia no gerenciamento de sua própria saúde e no acesso a recursos educacionais. Dessa forma, a combinação de cuidados humanizados com o suporte da tecnologia proporciona uma experiência mais completa e satisfatória aos pacientes.

Inovação contínua

O Grupo Acolher e Cuidar Franchising trabalha intensamente para que os franqueados tenham a capacidade de desenvolver empreendedorismo de alto impacto, através de inovação contínua, desenvolvendo e implementando novos modelos de assistência.

Um exemplo é o Programa AME, um sistema de monitoramento de pacientes com condições crônicas, fora do ambiente hospitalar. Essa tecnologia permite a aproximação dos familiares e profissionais de saúde no acompanhamento integral dos pacientes e desde então vem tendo excelentes resultados. Esse programa dispõe de alerta, monitoramento e educação dos profissionais, sendo possível padronizar o atendimento e proporcionar segurança e conforto ao cliente.

“Para uma assistência domiciliar de qualidade, é preciso tranquilidade! Por isso, oferecemos um aplicativo que permite a interação entre profissionais, familiares e cuidadores, garantindo um atendimento home care planejado. O aplicativo permite ao familiar verificar o plantonista do dia, relatar intercorrências ou dúvidas, enviar fotos de lesões ou descrições, e o cumprimento das tarefas do dia a dia. E ainda permite ao médico assistente o relatório dos cuidados diários”, explica o CEO da franquia.

Trabalhar com empreendedorismo de alto impacto

Iniciar um negócio com uma franquia na área de saúde oferece ainda mais benefícios. Além das vantagens gerais de uma franquia, como um modelo de negócios testado e suporte operacional, a área de saúde é especialmente atraente devido à demanda constante por serviços de qualidade.

As franqueadoras da área de saúde muitas vezes oferecem treinamento especializado para equipes técnicas e administrativas, garantindo que os padrões de qualidade sejam mantidos. Além disso, a reputação de uma franquia de saúde estabelecida pode aumentar a confiança dos pacientes e facilitar a construção de uma base de clientes sólida. “Portanto, iniciar uma franquia na área de saúde pode ser uma escolha estratégica para empreendedores que desejam combinar os benefícios de uma franquia com a oportunidade de fazer a diferença na saúde e no bem-estar das pessoas”, finaliza Oliveira.

Inovação e empreendedorismo na enfermagem

Recentemente, o Grupo Acolher e Cuidar Franchising recebeu a visita técnica da Comissão Nacional de Inovação e Empreendedorismo (CNIE), que tem como objetivo estratégico fomentar a inovação e o empreendedorismo na enfermagem brasileira através da educação empreendedora e do respaldo legal, para promover mais saúde com qualidade e segurança à população.

Ludimila Magalhães Rodrigues da Cunha, integrante da CNIE, disse que divulgar os campos de atuação para a enfermagem brasileira, possibilita a ampliação dos serviços de saúde.

“A CNIE também objetiva conhecer e divulgar negócios de enfermeiros empreendedores de sucesso, como é o caso do Grupo Acolher e Cuidar, onde tivemos a honra de conhecer o diretor (que tem formação em enfermagem) e visualizar o grande trabalho que vem sendo prestado a toda sociedade através da assistência domiciliar a idosos e também atuando com educação e formação de cuidadores”, acrescenta.