Em 2024, a 5àsec celebra 30 anos de atuação no País, tendo a operação brasileira como a maior do mundo, com 554 pontos de vendas em todos os estados. Inovando constantemente, em 2020 a rede investiu no conceito de lavanderias self service, bem difundido nos Estados Unidos e em países europeus, por fazer parte da cultura e dos costumes dos moradores de tais regiões. No Brasil, por exemplo, a modalidade vem conquistando uma parcela considerável da população que vive em apartamentos menores, sem espaço para uma máquina de lavar, ou até mesmo pela economia, que pode chegar a 30% ao colocarmos as despesas na ponta do lápis. Visando um perfil de público diferente, que busca características como praticidade e qualidade aliadas a um ótimo custo-benefício, esse modelo de negócio tem se popularizado de Norte a Sul do País. Levando em conta tal cenário, o grupo prospecta fechar o ano com mais de 50 novas lavanderias de autosserviço da LavPop.
Ao lançar a segunda marca, uma das estratégias da 5àsec foi ingressar em um mercado em que a rede francesa não conseguiria atuar, por conta do número de habitantes e perfil do consumidor. Dessa forma, com a LavPop foi possível atingir um público mais jovem, que busca por uma lavanderia democrática. Hoje, considerando todas as unidades e seus diferentes formatos, a 5àsec está presente em 167 cidades brasileiras, enquanto a LavPop está em 33 municípios. Isso permite que haja um adensamento maior das operações, em regiões diversificadas, podendo ser feita a implantação de modelos desde os mais enxutos ou o formato padrão, até o conceito de autosserviço, que proporciona mais liberdade ao cliente.
“Neste primeiro quadrimestre do ano, em todos os meses houve inaugurações em diferentes cidades brasileiras, de ambas as marcas do grupo. Analisando o mercado e os hábitos de consumo, observamos que diversificar os modelos de negócios traz uma oxigenação para a rede, que passa a atuar em regiões novas e estratégicas. O formato de autosserviço, por exemplo, foi uma aposta da 5àsec que vem sendo bem aceita pelo consumidor, que busca por mais praticidade para lavar suas roupas, mas também pelos franqueados da rede, que enxergam espaços e oportunidades para este tipo de negócio em sua cidade, acreditando no formato e na força da marca. Damos sequência ao nosso plano de expansão, com o objetivo de ingressar em novos mercados, além de atingir um público-alvo mais jovem, na faixa de 25 a 35 anos, alavancando assim o desenvolvimento do grupo como um todo. Temos como meta finalizar 2024 com mais de 50 unidades do modelo de autosserviço em todas as regiões do Brasil”, revela Alex Quezada, vice-presidente de Operações e Vendas de 5àsec Brasil.
Já do ponto de vista do negócio, o grande atrativo para efetuar um investimento no setor, por exemplo, é o enorme espaço de crescimento no País. Isso porque, atualmente, apenas 4% da população economicamente ativa utilizam os serviços de lavanderia, sendo que mais de 20% desta população são consideradas clientes em potencial, segundo dados da ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia). Com um amplo portfólio de formatos de negócios, o investimento inicial para abrir uma franquia de autosserviço tanto da LavPop quanto da 5àsec parte de R$ 150 mil, com o faturamento médio mensal a partir de R$ 25 mil, taxa de lucratividade de 40% e prazo de retorno do investimento de 24 a 36 meses.