Com sete milhões de torcedores, fãs e simpatizantes, sendo que 22,5% se identificam como fanáticos com o clube e que dá para a torcida o título de mais fanática do País, o Grêmio lançou no dia 27 de setembro a primeira rede de fast-food ligada a um time de futebol: a Hamburgueria 1903. O restaurante inaugurado está localizado na Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre, mas em breve outros locais também poderão ter suas Hamburguerias, visto que a administração do Grêmio já estuda propostas de franquias.
A Hamburgueria 1903 nasceu da parceria entre o Tricolor Gaúcho e a SportFood, empresa especializada em franquias de alimentação com marcas esportivas. O nome do restaurante foi escolhido pelo público que acessou o site do Grêmio para votar. Eram três nomes e este remete ao ano de criação do time. A meta do Grêmio é abrir 90 franquias em cinco anos, mas Carlos Alberto Carvalho Filho, diretor executivo de marketing do Tricolor, explicou que “esta é a estimativa mínima. Nada impede que os prazos sejam reduzidos e o incremento de lojas mais acelerado”. Carlos Alberto contou que após a inauguração do restaurante, em apenas uma semana, cerca de 150 pessoas/empresas entram em contato para abrir franquias da Hamburgueria 1903. “Estamos analisando esta possibilidade. Breve teremos boas novidades”, salientou.
A criação da rede de franchisng de fast-food veio após uma pesquisa mercadológica que mostrou uma similaridade muito grande entre o público fã de futebol e com o apreciador de fast-food. “Cruzamos as informações, verificamos alta pertinência entre estes dois escopos e, neste sentido, criar uma rede de fast-food com apelos emocionais atrelados à marca do clube resultou na ideia da Hamburgueria 1903. E o sucesso absoluto desde o lançamento reafirma o que, cientificamente, tínhamos analisado quando da sua concepção”, contou o diretor executivo.
Os sabores dos sanduíches foram elaborados pela chefe Lelena César que utilizou ingredientes da culinária local para preparar os hambúrgueres. A loja também foi projetada pelo arquiteto Otavio de Sanctis e tem identidade alusiva ao Grêmio. Tudo para atrair e cativar os torcedores e simpatizantes. “Os movimentos conceptivos, seja na dinâmica funcional do negócio, seja nos elementos constituintes do produto, sempre tiveram forte lastro no comportamento do nosso torcedor e o alto nível de engajamento às coisas do clube”, enfatizou Beto Carvalho.
O diretor ainda falou que o bom momento da equipe pode auxiliar na atração de clientes ao restaurante. Ele completou que além disso “em nível de produto, sem dúvida, a qualidade superior. Seja na diferenciação do tipo do pão, na qualidade da carne e na forma de preparo. Em nível perceptivo, a sensação de que, muito além do alimento, as pessoas estão comprando lanches recheados de alma e sentimento”.
A Hamburgueria 1903 tem três perfis de loja: a loja de rua, a loja de shopping e as lojas express, estilo contêiner. Beto informou que o clube ganhará royalties sobre todo o faturamento das franquias. O sócio tem descontos em média de 5% a 10% em cima da compra. Já o franqueador tem diversas vantagens. “A principal delas, penso, ser o fato do negócio já começar com marca forte com um apelo emocional capaz de atrair 8 milhões consumidores fãs e simpatizantes”, concluiu.
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