Grandes redes de franquias buscam Minas Gerais para expandir

Detentora de 9% da riqueza produzida no Brasil e de uma população com mais de 20,99 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região mineira vem atraindo o interesse de muitas franqueadoras. Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), Minas Gerais é o quarto estado do país em número de redes de franquias e já é visto como uma das regiões mais promissores para contribuir com o crescimento do setor de franchising nos próximos anos. O interesse das franqueadoras se deve ao grande número de municípios, 853, e o volume de cidades com potencial para abrigar marcas de diferentes setores.

A Bono Pneus, rede com mais de 20 anos de mercado e única franquia multimarcas de pneus, inaugurou a primeira unidade em Belo Horizonte em dezembro de 2015. Para a gerente de comunicação e marketing da marca, Cristiane Viriato, o ponto atendeu as expectativas desde o primeiro mês de funcionamento. “Enxergamos em Minas um grande mercado para nossa marca, acreditamos que devido à economia da região e ao número da frota de veículos local, ainda há espaço para novas unidades”, revela.  A empresa analisa abrir mais uma oficina em Belo Horizonte e também estão prospectando pontos e parceiros para as cidades de Betim, Contagem, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Juiz de Fora.

Já a Chiquinho Sorvetes, líder no segmento e maior rede de sorveterias do Brasil,  nasceu em Frutal (MG) e rapidamente cresceu  por todos os estados da região Sudeste. Hoje, a empresa  soma 213 lojas ativas e mais 22 em fase de implantação. Em Minas Gerais, a marca conta com 41 unidades em funcionamento e mais cinco novos pontos devem ser inaugurados até o final do ano. “Apesar de já estarmos em muitas cidades de Minas, pretendemos expandir em algumas praças que comportam, mas ainda não possuem lojas da Chiquinho como: Andradas, Barbacena, Bocaiúva, Bom Despacho, Campo Belo, Cataguases, Congonhas, Conselheiro, Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Esmeraldas, Formiga, Ibirité, Itabirito, Itaúna, Janaúba, Januária, João Pinheiro, Lagoa Santa, Leopoldina, Machado, Mariana, Monte Carmelo, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Oliveira, Ouro Preto, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Pirapora, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Santos Dumont, São Francisco, São Gotardo, São João del Rei, São Lourenço, Três Pontas, Ubá, Vespasiano e Viçosa”, conta Rainer Faria, sócio proprietário do Grupo CHQ – gestor da marca Chiquinho Sorvetes.

A DNA Natural, maior rede de alimentação natural do país, já conta com três pontos no estado, sendo dois em Belo Horizonte e um em Uberlândia. “Estamos implantando mais uma loja e pretendemos abrir outras cinco no estado até 2017”, explica Neto Morozinni, responsável pela expansão da marca.

Jose Rubens Oliva Rodrigues, CEO da Guia-se Negócios pela Internet, diretor de microfranquias da ABF e autor do livro Checklist Minha Franquia, que ajuda empreendedores a escolher a franquia certa, destaca a veia empreendedora dos mineiros e o fato do estado estar entre as regiões mais desenvolvidas do Brasil e é estrategicamente localizado.  A Guia-se Negócios pela Internet, maior rede de franquias de agências digitais do Brasil, possui atualmente 120 unidades, sendo três delas no estado.

Há 20 anos no mercado, a Nutty Bavarian tem mais de 130 quiosques espalhados pelo país, sendo oito em Minas Gerais. A região é um  local com grande potencial para a marca porque  possui um público que aprecia a qualidade e o sabor diferenciado das nuts (amêndoas, macadâmia, noz pecan, amendoim, castanha do Pará, avelã e castanha de caju).

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito