O Giraffas, maior rede de refeições completas do Brasil, começa a se preparar para a retomada de suas atividades, em linha com as políticas de próxima flexibilização de abertura gradual do comércio e dos shoppings centers do país.
A empresa, que teve a quase totalidade de suas 400 unidades fechadas nas últimas semanas, já preparou um plano estratégico para a retomada das atividades, buscando antecipar algumas das mudanças de comportamento e de valores que são esperadas para após o período de isolamento social.
“O plano de retomada irá nos orientar no primeiro momento de retomada do contato pessoal com nossos clientes e, posteriormente, no mercado que virá no médio e o longo prazo. A princípio, trabalharemos com promoções agressivas, buscando entregar uma relação de custo/ benefício ainda melhor para nosso consumidor, sem afetar a qualidade dos produtos. Também estamos avaliando novos modelos de consumo e vendas, utilizando pesquisas que temos e mais algumas que serão realizadas ao longo do ano. E, claro, reforçamos ainda mais nossas medidas de segurança e higiene, para que o consumidor tenha total tranquilidade em frequentar nossos espaços e que melhor protejam nossos colaboradores”, destaca Carlos Guerra, fundador e CEO da Rede Giraffas.
De acordo com o executivo, a política de promoções da Rede visa aumentar as vendas dos franqueados, mas também manter a empresa alinhada com a nova realidade do brasileiro pós pandemia. “Estamos vivendo uma crise aguda, sem saber ao certo, ainda, até onde ela irá. O que já percebemos é que, ao final desse ciclo, o país estará novamente em recessão, com o poder de compra do consumidor reduzido e, infelizmente, altas taxas de desemprego. Então temos a missão de manter a qualidade, mas trabalhando com preços que caibam no bolso do brasileiro, agora em uma nova realidade”, complementa Guerra.
Além das promoções, o Giraffas começa a estruturar uma nova linha, que também irá representar benefícios para os consumidores, com o desenvolvimento de uma linha “tamanho família”, com refeições que servem várias pessoas, uma versão brasileira do kettering, bastante comum nos Estados Unidos.
Segurança | Para garantir a segurança de colaboradores e clientes, a rede está instalando proteção acrílica para isolar clientes e colaboradores, tanto no caixa quanto na entrega das refeições, além do necessário uso permanente e adequado de máscaras faciais para todos os funcionários. Também haverá treinamento permanente e campanhas de conscientização sobre medidas de segurança e higiene, com veiculação digital e treinamento no ponto de venda.
Inovação | A partir de junho, a empresa começa a trabalhar em transformações mais profundas, com o desenvolvimento de novo cardápio focado no delivery, com características específicas, criação de canal interno de delivery para shoppings, melhoria na user experience do site da empresa, além da implantação de totens de autoatendimento e com uso de tablets em todas as lojas.
“Realizaremos transformações profundas para modernizar os restaurantes, os canais de interação com o franqueado e o consumidor e para melhorar a experiência do cliente na loja”, comenta Guerra. Para o executivo, também é importante buscar alternativas diferentes. “Caso as pessoas mantenham o hábito de passar mais tempo em casa e reunindo a família ou amigos nas refeições, pretendemos atender essa tendência e vender os insumos do Giraffas nas nossas lojas, para que o cliente possa preparar em casa”, antecipa.
Varejo | Além da venda de insumos nas franquias Giraffas, a empresa espera, até o final de 2020, ser também uma opção nos mercados de todo o país. A Rede está em estágio final de desenvolvimento de sua maionese, que tem receita própria, para venda em supermercados de São Paulo e Brasília, com a ideia de expandir as vendas nacionalmente em breve. A rede tem avaliado também oferecer outros insumos de alto padrão de qualidade e ótima relação de custo e benefícios, para que o consumidor possa levar a qualidade Giraffas para onde ele quiser.