Os efeitos da quarentena no Brasil atingiram muitas empresas que se viram obrigadas a remodelar os negócios para se adequar ao novo cenário. Muitas empresas não conseguiram se manter, porém muitos negócios foram potencializados por oferecerem soluções que vão de encontro com a necessidade dos empresários para a reestruturação exigida pelo mercado. As empresas de tecnologia estão nesse patamar. A integração de sistemas e o desenvolvimento de softwares estão sendo fundamentais para dar agilidade a todo processo de delivery e estratégia adotado pelas empresas.
A Gigatron Tecnologia é uma rede de franquias com foco no desenvolvimento de softwares para empresas de varejo e utilizou seu know how no mercado para auxiliar as empresas na otimização de recursos para controle de estoque, sistema de controle de delivery, entre outros. “Fizemos melhorias nos sistemas que já oferecíamos ao mercado como a integração com Ifood, por exemplo, que neste momento de pandemia foi essencial para os restaurantes que estão se adaptando com o modelo de delivery e usando recursos para automatizar os processos de venda e principalmente de controlar a logística na hora de entregar os pedidos”, conta Victor Ruiz, diretor comercial da Gigatron.
A rede Dot Bank, primeiro banco digital no modelo de franquias, também viu uma aceleração no processo de expansão. Apenas em junho de 2020, novos franqueados do Dot Bank passaram a atuar nas cidades de Caxias do Sul/RS, Maracanaú/CE, Santos/SP, Araçatuba/SP e Brasília/DF. Os franqueados da marca atuam em home office como se fossem uma agência/gerente na região orientando os clientes nas melhores práticas relacionadas à gestão do negócio e taxas de serviços financeiros.
“Estamos presentes em 6 Estados brasileiros e nossa meta até o final do ano é estar em, pelo menos, 14 Estados. Para isso, estamos desenvolvendo muitas soluções que potencializem a atuação dos nossos franqueados como, por exemplo, a gama de serviços que o franqueado de um banco digital pode oferecer que incluem soluções de automação de pagamentos e serviços bancários, o que resolve as dores de boa parte das empresas no Brasil”, explica Marcelo Salomão Guimarães, diretor executivo do Dot Bank.
Momento de oportunidades
Com o cenário aquecido para o setor, a rede viu o número de leads crescer exponencialmente. “Acredito que esse crescimento vem através do número de pessoas que perderam o emprego na crise e estão dispostos a iniciar o próprio negócio, ou seja, aproveitaram o momento para empreender e buscando modelos de franquias que já tem um garantia por ser um modelo que já vem dando certo”, explica Ruiz.
A Gigatron Franchising teve um aumento de 35% na procura pelos modelos de franquias que oferecem e precisaram fazer uma expansão no time comercial para conseguir manter o atendimento aos interessados e fechar novos negócios, além de aumentar o time de marketing onde construíram novas ações de marketing digital levando conteúdo gratuito para empreendedores: Canal no Youtube, Linkedin, Blog, entre outros.
“Queremos expandir os dois modelos de negócio por todo Brasil. Aumentar em 25% o número de unidades da modalidade software. Ter capilaridade tem como principal benefício a possibilidade de levar a gestão e benefícios bancários para o maior número de pessoas. Estamos desenvolvendo soluções que vão deixar o franqueado ainda mais competitivo e principalmente seguindo as tendências do mercado atual”, ressalta o diretor comercial.