Enquanto muitas franquias buscam expandir suas marcas em áreas onde seus mercados de atuação tem grande concorrência, a Gigatron Franchising, rede de franquias na área de tecnologia, vai na contramão dessa premissa em busca de regiões muito específicas do país, menores e com maior potencial de conquista de mercado. Ou seja, quer chegar aonde ainda permanece desconhecida.
Essa é a intenção da Gigatron em 2017: chegar a algumas regiões metropolitanas do país, com a expansão de seu modelo de negócio que comercializa e emite Certificados Digitais para pessoas físicas e jurídicas, só que de maneira diferenciada e inovadora, ou seja, através do “delivery”. Essa forma atuar com Certificados Digitais é única e exclusiva da Gigatron no Brasil. Das aproximadamente 150 franquias que a rede possui, hoje em dia, 96 atuam com Certificados. E todas essas unidades oferecem o serviço de maneira delivery, conforme a necessidade de seus clientes.
Esse serviço, que foi lançado pela rede em 2015, chama a atenção pela comodidade, praticidade e atendimento personalizado que oferece ao cliente, que recebe o certificado solicitado em sua casa, estabelecimento comercial ou aonde mais preferir. “Ao invés de se deslocar, ele pode solicitar a visita de um dos nossos franqueados, que já dispõem de um equipamento para realizar o processo de emissão do Certificado. Além disso, pode ser extremamente útil em situações de urgência, nas quais cliente possui a necessidade do certificado, mas não tem como ir até um ponto de atendimento.”, explica Marcelo Salomão.
Do outro lado, as vantagens aos franqueados também são inúmeras: flexibilidade de horário, controle de agenda e conquista de maior mercado consumidor, que vai além de sua cidade e local de atuação. “O que significa uma grande vantagem ao franqueado diante a concorrência”, lembra Salomão. E é com essa proposta que a franqueadora mira em 2017 seus planos de expansão: para regiões metropolitanas de Vitória (ES); de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP) e de Recife (PE), que somam aproximadamente 85 municípios.
Segundo o diretor, Vitória é destaque nesses planos: “Já temos um franqueado na cidade e seus arredores são um grande atrativo para nós. A ideia de atender essa região significa apresentar nossos diferencias, tendo em vista a dificuldade de emissão do mercado de certificado atualmente. Mostrar que oferecemos flexibilidade de horários, delivery e uma dos melhores preços do mercado”.
“Temos uma unidade de Certificado Digital em cada região citada. A meta é a criação de, ao menos, mais quatro franquias em cada uma delas, até o fim de 2017”. O executivo estima que, atingindo a meta mensal de 25 mil certificados emitidos, nessas áreas, a franqueadora consiga atingir um crescimento de 70% no faturamento bruto total da marca, até dezembro.
“Esse serviço já é muito comum em grandes centros urbanos, onde a logística conta muito. Agora, o intuito é que os municípios dos arredores dessas grandes cidades, como São Paulo, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Recife, cheguem a cada vez mais consumidores de certificados digitais, por meio de novas franquias. É como uma teia de aranha que cresce, acompanhando a necessidade e exigências do mercado de tecnologia, partindo de um ponto principal e evoluindo pelo entorno”, explica Marcelo Salomão, que lembra que existem unidades que conseguem atender clientes em até 200 km de distância de sua sede, com o sistema delivery.
Destaque no Interior
Nesse meio, o executivo destaca a cidade de São José do Rio Preto, muito próxima de Birigui (SP) onde fica a sede da franqueadora. E não é pra menos! O crescimento do franchising nessa área é um fato. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgados esse mês, em 2015, a cidade tinha 467 unidades de franquias, e em 2016 esse número foi para 492 – ou seja, um aumento de 5%. “Nosso interesse é fazer parte desse meio, como ponto de partida para as cidades dessa região, promovendo da marca ‘além cidade grande’”, acredita ele. Ainda segundo estudo da Associação, em São José do Rio Preto também foi identificado o crescimento de 6% no setor de “serviços”, no qual a Gigatron se enquadra, de 2015 para 2016.
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