Para conquistar o público, que está cada vez mais em busca de opções práticas e ágeis na palma da mão, redes de franquias estão adotando estratégias de comunicação para chegar ao cliente e expandir suas vendas. Entre elas estão as mídias digitais, algo muito visto e consumido nos dias atuais.
Segundo o Sebrae, no caso das mídias digitais, é necessário contar com um profissional especializado para manter atualizado a página da franquia, além de manter um bom relacionamento, e verificar a necessidade do público.
A Gigatron Franchising, rede desenvolvedora de software para empresas do varejo, aposta nas plataformas tradicionais para empreender. É através do Facebook e do Instagram que ela faz toda a ação de mídias digitais.
Entre as estratégias para chegar até o possível investidor, a franquia utiliza os seguintes mecanismos: post, repost e geração de conteúdo tanto informativo quanto institucional da empresa, anunciando e promovendo algumas postagens. Além disso, busca ainda construir relacionamento com outros sites, blogs e comunidades, como o portal “A Magia do Mundo dos Negócios”.
“Usamos redes sociais há um bom tempo, porém focamos e montamos um time para gerenciar esse setor e promover essa área há cerca de cinco meses. Os resultados estão sendo animadores. Tivemos um aumento em torno de 45% na geração de leads”, explica Marcelo Salomão, diretor executivo da franquia.
Para ele, “O mundo hoje é digital e todos basicamente têm a vida depositada no celular. Ter a nossa marca veiculada de alguma forma no ‘local’ em que o brasileiro mais se encontra, é uma maneira de atrair a atenção dele. Porém, sempre dizemos: Não é só sair gerando impulsionamento e inserindo informações sem controle na rede. Antes, é preciso estudar o mercado, avaliar o público, colher informações tanto das pessoas que já utilizam quanto das que compram o seu produto, além de possíveis interessados”, avalia Salomão.
Conectado
O empresário acredita que hoje empreender em redes sociais é mais que uma necessidade, é uma forma de não só fortalecer a marca, mas ficar mais perto do público, conhecer suas necessidades e anseios, e claro, expandir a rede.
Estratégias de marketing digital possibilitam ainda um menor custo comparado com anúncios de TVs, revistas e jornais, por exemplo. “Além disso, são mais assertivas e com possibilidade de mensuração dos resultados”, diz.
De seguidores a clientes
O cliente sabe que não é o único consumidor da sua empresa, mas fazer com que ele se sinta dessa forma é muito importante. “Muitas vezes algumas pessoas gostam da sua marca, seguem sua empresa nas redes sociais, mas ainda não compraram de você”, comenta Salomão.
O diretor separou algumas dicas para que seus seguidores virem seus clientes, confira:
- · As redes sociais são canais de comunicação muito importantes, claro, mas são formas genéricas de se dirigir a seu público. Mande e-mails para seu cliente, mande mensagens no WhatsApp (é possível criar um link direto na plataforma), isso cria um contato mais íntimo e mostra que você realmente se importa com seu público.
- · Faça campanhas e ofertas, planeje datas importantes (como dia das mães, dos pais, namorados, etc.). Ações como essa aproximam as pessoas.
- · Mostre seus diferenciais. Coloque nas redes sociais ou em seu site depoimentos de clientes satisfeitos, mostre as pessoas utilizando seus produtos.
- · Foque na qualidade, não na quantidade. Não basta atrair várias pessoas, precisa atrair o público certo.